Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bar
  4. Estados Unidos
  5. Los Carpinteros
  6. 2012
  7. Güiro Art Bar / Los Carpinteros + Absolut Art Bureau

Güiro Art Bar / Los Carpinteros + Absolut Art Bureau

Güiro Art Bar / Los Carpinteros + Absolut Art Bureau
Güiro Art Bar / Los Carpinteros + Absolut Art Bureau, © Roberto Chamorro, Courtesy of Sean Kelly Gallery
© Roberto Chamorro, Courtesy of Sean Kelly Gallery
© Roberto Chamorro, Courtesy of Sean Kelly Gallery
© Roberto Chamorro, Courtesy of Sean Kelly Gallery

Absolut Art Bureau e Art Basel Conversations

Para a 11ª edição de Art Basel Miami Beach (de 6 a 9 de dezembro de 2012), Absolut Art Bureau continuará com o compromisso de quase 30 anos de Absolut com as artes, como Patrocinador Associado Art Basel. Sustentando o discurso e a troca de idéias como elemento central de sua missão, Absolut Art Bureau é o apresentador oficial da Art Basel Conversations, que é um foro ativo com uma programação de artistas que vão desde os que compartilham informações sobre suas práticas criativas até líderes mundiais de opinião sobre arte, incluindo diretores de museus, curadores, colecionadores, donos de galerias e críticos que se reúnem para discutir alguns dos temas mais importantes da atualidade no mercado mundial de arte.

© Roberto Chamorro, Courtesy of Sean Kelly Gallery
© Roberto Chamorro, Courtesy of Sean Kelly Gallery

 “Absolut Art Bureau é um grande sócio para Art Basel. Seu apoio à Art Basel Conversations nos ajuda a compartilhar idéias do mundo da arte a uma maior audiência global. Estamos muito ansiosos para ver o projeto Güiro, realizado por Los Carpinteiros, em frente ao mar”. Marc Spiegler, Diretor da Art Basel.

Güiro: Uma instalação de arte por Los Carpinteros

Render
Render

Continuando com as conversas ao ar livre, Absolut Art Bureau apresentará Güiro. Absolut Art Bureau colaborará este ano com os cubanos com sede em Madri, Marco Castillo e Dagoberto Rodriguez, o coletivo de artistas conhecido com Los Carpinteiros, para apresentar uma instalação artística concebida como uma obra de arte total. Güiro se encontra na orla marítima, lugar de diversas atividades relacionadas com a arte programadas pela Art Basel durante os últimos 10 anos, com obras ao ar livre e espetáculos em Collins Park.

A construção em grande escala de Los Carpinteiros se baseia no conceito de um bar de arte ao ar livre inspirado no Güiro, instrumento de percussão cubano feito com a casca de uma fruta tropical, inventado pelos Taínos, habitantes pré-colombianos de Cuba. A palavra também é usada, em Cuba, para denominar uma festa. De forma oval, a estrutura em grelha se iluminará no interior, acentuando seu desenho quadriculado. Suas aberturas retangulares funcionam como assentos para os visitantes, enquanto que o centro será ocupado por uma bancada redonda onde estarão dispostos coquetéis Absolut. As estantes guardam uma seleção de livros, garrafas e objetos aleatórios selecionados pelos artistas. Güiro acompanhará um programa de música ao vivo, espetáculos e atividades para uma experiência imersiva de todos os sentidos. O conhecido compositor maiorquino Joan Valent criou um programa especial de música, destacando o som do güiro para dar aos visitantes uma ideia da inspiração por detrás da criação dos artistas plásticos.

Além de sua função utilitária e referências musicais, Güiro se expande em uma obra recente de Los Carpinteiros com espaços cívicos a partir da linguagem arquitetônica das prisões panópticas. A configuração circular do panóptico se desenvolveu no século XVIII pelo filósofo Jeremy Bentham e permitiu que um único guarda localizado no centro observasse um grande número de prisioneiros colocado ao longo do perímetro. O exemplo mais recente desta tipologia realizada por Los Carpinteiros é a Sala de Leitura Ovalada (2011) – um ambiente de três metros de altura desprovido de livros.

© Roberto Chamorro, Courtesy of Sean Kelly Gallery
© Roberto Chamorro, Courtesy of Sean Kelly Gallery

Estamos encantados em trabalhar com Art Basel para alcançar novos públicos e criar oportunidades de trocas de idéias sobre arte. Estamos muito entusiasmados em continuar nossa série de obras, trabalhando desta vez com Los Carpinteiros. Os artistas têm produzido um dos trabalhos mais memoráveis de artistas cubanos, aclamados pela crítica. Güiro será um imã para a convivência durante o espetáculo, onde as pessoas poderão se reunir para relaxar e compartilhar experiências artísticas – em um lugar que é em si mesmo uma obra de  arte”. Vadim Grigoriam, Líder de Projeto Global, Absolu Art Bureau.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Güiro Art Bar / Los Carpinteros + Absolut Art Bureau" [Güiro Art Bar / Los Carpinteros + Absolut Art Bureau] 24 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/92992/guiro-art-bar-slash-los-carpinteros-plus-absolut-art-bureau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.