O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Visitantes
  4. Espanha
  5. Sergio Sebastián Franco
  6. 2007
  7. Sítio Arqueológico em Daroca / Sergio Sebastián Franco

Sítio Arqueológico em Daroca / Sergio Sebastián Franco

  • 18:00 - 22 Janeiro, 2013
  • Traduzido por Gica Fernandes
Sítio Arqueológico em Daroca / Sergio Sebastián Franco
Cortesía de Sergio Sebastián
Cortesía de Sergio Sebastián
  • Arquitetos

  • Localização

    Daroca, Zaragoza, Espanha
  • Arquiteto Responsável

    Sergio Sebastián Franco
  • Colaboradores

    Fernando Muñoz, Miriam Tambo, Jesús Molinos, María Jesús Velázquez, Pablo Sebastián, José Delgado
  • Área

    350.0 m2
  • Ano Projeto

    2007
  • Fotografias

Cortesía de Sergio Sebastián Cortesía de Sergio Sebastián © Gabriel López © Gabriel López + 38

Cortesía de Sergio Sebastián
Cortesía de Sergio Sebastián

Descrição enviada pela equipe de projeto. O solo da histórica vila de Daroca levanta-se para mostrar a riqueza de seu passado para o público.

© Gabriel López
© Gabriel López

A camada superficial eleva-se como uma grande cobertura, mostrando seu interior desde a rua e os valiosos restos arqueológicos que aparecem por baixo dela. O edifício é gerado desde o tecido urbano, como um novo espaço público que cobre e protege a história desta cidade e o caráter representativo da instituição regional fundada sobre este antigo lugar.

© Gabriel López
© Gabriel López

A importância histórica dos vestígios é que nos permitem datar a fundação da cidade no período celtibérico, nove séculos antes da hipótese inicial, que estabelecia uma origem medieval da vila. Por esta razão, a instituição promoveu um concurso de ideias, com o objetivo de resolver a relação entre a necessidade inicial de uma parque de estacionamento e a presença de descobertas arqueológicas, considerando que esta atitude deveria ser um exemplo para os empreendedores privados locais .

© Gabriel López
© Gabriel López

O projeto vencedor criou um novo espaço público para a cidade, entendida como uma superposição de camadas pertencentes a diferentes estágios, desde 2.000 anos até o presente, já que sua relevância não reside em cada uma delas, mas na conciliação de todas. Como um museu aberto para a rua, mostra ao cidadão a riqueza de seu próprio passado.

Cortesía de Sergio Sebastián
Cortesía de Sergio Sebastián

A equipe de arqueólogos encontrou paredes de duas casas islâmicas do século X, cinco arcos que possivelmente pertenciam ao Palácio Almudi (um edifício medieval mítico do século XV, não encontrado até então), uma secção de uma importante estrada romana e dois silos de armazenagem celtibéricos do século I.

© Gabriel López
© Gabriel López

Os novos usos institucionais estabelecem um rico diálogo com estas históricas estruturas, esculpindo um espaço com múltiplos níveis, que abrigam uma sala de conferências no primeiro, uma sala para reuniões no espaço entre arcos e um pequeno museu no nível mais baixo, que se entende como um cofre para guardar pequenas peças (cerâmica, moedas, etc.) encontradas na escavação. Não trata-se de trazer o passado para o presente, mas encontrar uma maneira de conviver com ele.

© Gabriel López
© Gabriel López

Cobrindo e protegendo tudo, a cobertura-praça incorpora os usos externos dos escritórios municipais e um estacionamento temporário. Concebido como a principal fachada do edifício, desenvolve-se em continuidade com as ruas estreitas da cidade histórica, expandindo sua mesma textura pétrea em uma nova praça pública e integrando uma interpretação contemporânea dos vestígios das antigas muralhas das camadas mais baixas, mediante luminárias que colorem o lugar à noite.

Cortesía de Sergio Sebastián
Cortesía de Sergio Sebastián

Construir na cidade histórica demanda uma meticulosa escolha e uso de materiais, e, o mais importante, a adoção de uma atitude sobre ele. Neste caso baseia-se na escolha da coexistência em lugar do mimetismo, desde uma construção em concreto e aço delicada com o lugar, atenta com a memória histórica e coerente às necessidades contemporâneas. Uma casca de concreto protege o interior e permite completar a escavação comodamente suportando os empuxos laterais. Seu esforço se mostra de forma natural como a textura interior. O uso de chapas de aço cortem permite delimitar a área, articular caminhos e preservar vestígios arqueológicos.

© Gabriel López
© Gabriel López

Uma singular imagem é gerada dentro da cidade, um palimpsesto que nasce desde o respeito, não de uma mera estratégia de conservação, mas a partir da compreensão do lugar.

Planta 1º Pavimento
Planta 1º Pavimento

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Sergio Sebastián Franco
Escritório
Cita: "Sítio Arqueológico em Daroca / Sergio Sebastián Franco" [Espacio Arqueológico en Daroca / Sergio Sebastián Franco] 22 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/92824/sitio-arqueologico-em-daroca-slash-sergio-sebastian-franco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.