O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escola Primária
  4. França
  5. CAB Architects
  6. 2009
  7. Escola Primaria em Beausoleil / CAB Architects

Escola Primaria em Beausoleil / CAB Architects

  • 20:00 - 20 Janeiro, 2013
  • Traduzido por Gica Fernandes
Escola Primaria em Beausoleil / CAB Architects
Escola Primaria em Beausoleil / CAB Architects, © Serge Demailly
© Serge Demailly

© Serge Demailly © Serge Demailly © Serge Demailly © Serge Demailly + 26

  • Arquitetos

  • Localização

    Beausoleil, França
  • Equipe de Projeto

    Jean-Patrice Calori, Bita Azimi, Marc Botineau
  • Área

    3,482 m²
  • Ano

    2009
  • Fotógrafo

    Serge Demailly

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno se situa em uma região inclinada, dentro de um triângulo formado pelo ponto de encontro de duas infraestruturas: a "Moyen Corniche" - que conecta a Itália a Nice - e a "Bretelle" - uma rodovia local que circunda a encosta em direção a Beausoleil e Mônaco. À direita do lote, uma queda de 15 metros de profundidade separa as duas estrada.

© Serge Demailly
© Serge Demailly

O projeto embargado de uma residência permitiu à cidade reivindicar esse terreno, um dos últimos terrenos disponíveis para construção, para a construção de um equipamento público - uma escola com 13 salas de aula, um centro comunitário e um refeitório.

© Serge Demailly
© Serge Demailly

Ao longo da "moyenne Corniche" há um regulamento que restringe a 10 metros de altura qualquer construção, a fim de preservar a vista para a paisagem. Uma vez respeitadas as limitações e alinhamentos, a área é definida pela composição do volume no qual será inserido o programa. 

© Serge Demailly
© Serge Demailly

O programa inicial da competição orientava o projeto a uma construção compacta de três pavimentos e um grande playground. Nossa resposta foi o inverso; empilhar os playgrounds, resultando na sobreposição de três térreos. Locamos um acesso para o lado mais alto (moyenne corniche) para o estacionamento dos funcionários e uma entrada no lado mais baixo (Brettelle) para os pais deixarem as crianças em um local coberto. Três programas diferentes são sobrepostos, o jardim de infância, a escola primária e o refeitório/centro comunitário. O edifício segue a inclinação do terreno natural e libera a vista da servidão. O prédio está ancorado e começa a desaparecer na topografia. Mantendo a tradição local de escalonar o terreno, os playgrounds se rotacionam. Apenas o núcleo vertical é estático - contendo a biblioteca, a cozinha e guarita dos vigias - emergindo do terreno ao exemplo das casas vizinhas que pousam sobre os níveis escalonados do terreno. Encravado entre a empena estrutural e os planos deslocados do projeto, este núcleo cria um espaço vazio que traz luz natural para dentro do programa localizado nas partes mais profundas do edifício.

© Serge Demailly
© Serge Demailly

O conjunto da estrutura do projeto é construída em concreto armado. A borda que dá espessura às lajes é texturizada e a pequena torre que abriga a guarita dos vigias é em concreto, quebrado por um martelo pneumático para deixá-lo com aparência muito rústica.

© Serge Demailly
© Serge Demailly

As grades de proteção têm 2,20 metros de altura, protegendo os playgrounds e criando uma barreira contra bolas de futebol que possam atingir as crianças. A transparência destas cercas protege as crianças mas não as separa da paisagem. O projeto foi concebido como uma infraestrutura que busca criar uma relação entre a topografia e a construção.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Escola Primaria em Beausoleil / CAB Architects" [13 Class Primary School In Beausoleil / CAB Architects] 20 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/92421/escola-primaria-em-beausoleil-slash-cab-architects> ISSN 0719-8906