O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Renovação
  4. Espanha
  5. YLAB Arquitectos
  6. Recuperação de Habitação em Bellaterra / YLAB Arquitectos

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Recuperação de Habitação em Bellaterra / YLAB Arquitectos

Recuperação de Habitação em Bellaterra / YLAB Arquitectos
Recuperação de Habitação em Bellaterra / YLAB Arquitectos, Cortesia de YLAB Arquitectos Barcelona
Cortesia de YLAB Arquitectos Barcelona

Cortesia de YLAB Arquitectos Barcelona © Iván Raga Cortesia de YLAB Arquitectos Barcelona Cortesia de YLAB Arquitectos Barcelona + 12

  • Arquitetos

  • Localização

    Urbanização de Bellaterra em Cerdanyola del Vallès, Barcelona, Espanha
  • Equipe de Projeto

    Tobias Laarmann, Yolanda Yuste López
  • Área

    442.0 m2
  • Fotografias

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na reabilitação integral de uma habitação unifamiliar e seus espaços externos na área de Bellaterra, uma bonita área residencial da localidade de Cerdanyola del Vallès, perto de Barcelona e nas imediações do parque natural de Collserola.

Cortesia de YLAB Arquitectos Barcelona
Cortesia de YLAB Arquitectos Barcelona

Seus proprietários, uma família amante dos espaços amplos e iluminados, adquiriram o terreno por suas vistas excepcionais, mas tinham claro desde o início que precisavam de uma recuperação radical que transformasse a residência e seu entorno. 

© Iván Raga
© Iván Raga

A propriedade original, situada em um terreno com declive acentuado, contava com uma edificação de 442 m² formada por um volume de dois andares mais porão e um anexo de um pavimento. Tanto o jardim como a casa apresentavam problemas fundamentais que tinham que ser solucionados. Por um lado, a residência tinha uma volumetria de tijolo a vista irregular e angulosa, com varandas e janelas de tamanho desigual e poucas aberturas ao exterior. Por outro lado, os espaços externos estavam mal erguidos, com um jardim posterior que estava a um nível inferior ao da casa e acabava em um declive tão forte que o deixava inutilizado. Por fim, a distribuição interna era estreita e escura, com muitas salas de tamanho insuficiente e corredores largos. 

© Iván Raga
© Iván Raga

A proposta coloca em primeiro lugar a unificação do aspecto exterior da habitação. Para ela se igualam as dimensões das varandas e janelas existentes e se abrem novas aberturas. 

Cortesia de YLAB Arquitectos Barcelona
Cortesia de YLAB Arquitectos Barcelona

A fachada frontal orientada ao Norte, quase cega e com uma varanda estreita e inútil, precisa de uma intervenção radical. para tal, antecipa-se o plano de fachada eliminando a varanda existente e alargando o espaço da sala. Em seu lugar cria-se uma grande janela de mais de 13 m de comprimento em madeira de Niangón, que integra a área de acesso a residência e conecta a sala com o jardim. 

© Iván Raga
© Iván Raga

Na parte de trás, cria-se uma série de terraços externos levantados como uma extensão da edificação. O primeiro, ao nível do térreo e revestido de pedra natural Sabbia,  situa-se semi-ressaltado sobre a área exposta ao sol em madeira maciça de Ipê e uma piscina de borda infinita.  Desde esta plataforma, uma escadaria na mesma madeira  desce ao jardim, junto ao muro de pedra da piscina. O jardim se transforma em uma série de terraços descendo, resolvidos de forma a suavizar a forte inclinação e faz todo  jardim transitável. 

© Iván Raga
© Iván Raga

Quanto à disposição interna opta-se pelo esvaziamento do interior e se projeta um novo programa funcional contemporâneo; criando espaços amplos formados por ambientes diferentes interconectados, com saguões localizados no centro da planta para abrigar o acesso e a comunicação vertical, unindo os espaços a ambos os lados sem necessidade de corredores. No térreo, está a sala de estar e jantar, sutilmente separadas por uma lareira de pedra maciça Sabbia, ao fundo das quais encontra-se a cozinha. A sala se abre para o terraço de trás por meio de um sistema de folhas que correm e se ocultam totalmente na própria fachada, de maneira que a frente fique completamente aberta. Pelo outro lado abre-se para o jardim frontal através de uma janela de madeira, banhando a sala de luz e criando visuais que recorrem o terreno de um extremo ao outro. No mesmo piso, do outro lado do hall de entrada, a área familiar compreende um banheiro com chuveiro, uma sala de televisão, um escritório e uma sala de música que pode ser separada do resto por meio de portas corrediças. 

Cortesia de YLAB Arquitectos Barcelona
Cortesia de YLAB Arquitectos Barcelona

No piso superior encontram-se os diversos dormitórios familiares, separados por um saguão central convertido em sala de recreação para as crianças da família. O dormitório que é a suíte é formado por um closet, um escritório e um quarto com banheiro e terraço próprio. 

© Iván Raga
© Iván Raga

Os acabamentos internos são o pavimento de pedra calcária Sahel polida, que reflete a luz aumentando sua intensidade; o acabamento das paredes é em branco marfim; e a marcenaria interna foi realizada em madeira laqueada brilhante cor branco marfim ou madeira tropical de Etimoé,  com elegantes betas alaranjados que trazem um toque de calor em contraste com os tons  brancos e brilhantes.

Planta
Planta

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
YLAB Arquitectos
Escritório
Cita: "Recuperação de Habitação em Bellaterra / YLAB Arquitectos" [Rehabilitacion De Vivienda En Bellaterra / YLAB Arquitectos] 10 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/91133/recuperacao-de-habitacao-em-bellaterra-slash-ylab-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.