O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Restaurante
  4. Espanha
  5. Estudio Mariano Martin
  6. 2012
  7. Restaurante “Al Punto” / Estudio Mariano Martin

Restaurante “Al Punto” / Estudio Mariano Martin

Restaurante “Al Punto” / Estudio Mariano Martin
© Angel Baltanás
© Angel Baltanás
  • Arquitetos

  • Localização

    Av. Machupichu, 85 (Parque del Conde de Orgaz) Madri, España
  • Arquiteto Responsável

    Isabel Martínez
  • Área

    340.0 m²
  • Ano do Projeto

    2012

© Angel Baltanás © Angel Baltanás © Angel Baltanás © Angel Baltanás + 17

  • Colaborador

    Cynthia Navarro
  • Iluminação

    Ignacio Valero
  • Construtor

    Estudio k5
  • Orçamento

    € 150,000
© Angel Baltanás
© Angel Baltanás

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque del Conde de Orgaz é um dos lugares mais privilegiados de Madrid, onde a vegetação oculta as casas... por isso, um restaurante neste lugar dever se assemelhar com "comer num parque".

© Angel Baltanás
© Angel Baltanás

O projeto pretende eliminar as barreiras entre interior e exterior através de um vime, que fechará os jardins de modo a receber e envolver os clientes. Assim, interior, terraço e rua para pedestres formam um mesmo espaço, fechando-se para o ruído e abrindo-se para o jardim.

© Angel Baltanás
© Angel Baltanás

O existente se deixa na escala própria das instalações, todas pintadas em preto, para introduzir os materiais na escala das pessoas, que pouco a pouco nos fazem conscientes dos diferentes sentidos: o 'olfato' para o jardim, a 'visão' para o vime que bilha como outro com a iluminação, o 'tato' para tudo aquilo que está a nosso alcance (toalhas de mesa de seda natural, cadeiras de madeira de carvalho) e para finalizar, o mais importante em um restaurante, o 'paladar'.

Naturalmente, a "audição" é deixada para uma boa conversa ...

© Angel Baltanás
© Angel Baltanás

Construção:
O vime, como material protagonista do exterior e interior, é utilizado com uma capa dupla suspendida de três linhas horizontais de chapas de ferro. A inferior, a 20 cm do solo para facilitar a limpeza do chão, está intermediada pela segunda, a 90 cm de altura, que possui uma dupla linha de LED's que enfatiza a iluminação nas áreas de mesa, produzindo um efeito de brasas;  e a última, a 2,40 m. De todas elas o vime, em rolos, é pendurado por arames simples.

© Angel Baltanás
© Angel Baltanás

No exterior, a própria estrutura de gradio do parapeito existente servirá de suporte para o vime, mantendo o mesmo tipo de iluminação do interior. Esta estrutura também servirá de suporte de grandes letras realizadas em chapas de ferro que formam o nome "Al Punto", assim como o letreiro de fachada.

© Angel Baltanás
© Angel Baltanás

O vime desaparece na fachada da rua para pedestres, dando a vez para o bambu, como filtro vegetal entre a rua e o terraço. Aqui, um revestimento de madeira de Ipê no chão nos introduz ao restaurante, separando o exterior do interior com uma fachada de vidro do piso ao teto. Uma única porta pivotante de 1,50 x 2,80 m  realizada em Krion sintético preto e um puxador de madeira maciça pintada em preto com o nome do restaurante em baixo relevo.

© Angel Baltanás
© Angel Baltanás

No interior, a iluminação é resolvida com luminárias suspendidas em diferentes alturas do modelo Cirio de Santa & Cole em alumínio dourado e algumas em cerâmica translúcida também em diferentes alturas, que junto às velas das mesas, criam a atmosfera de um ambiente íntimo. A luz destas luminárias se refletem no vidro da fachada produzindo um efeito de ambiguidade entre exterior e interior.

© Angel Baltanás
© Angel Baltanás

O bar foi solucionado na parte inferior com o mesmo material da porta de entrada e o bar superior, com madeira maciça de carvalho. A prateleira de garrafas foi executada com tubos quadrados de ferro com acabamento em laca na cor preta com as prateleiras em Krion também preto.

© Angel Baltanás
© Angel Baltanás

A climatização dos ambientes se dá por dutos aparentes em aço galvanizado pintados de preto e suspendidos do forro existente, que será tratado com o mesmo acabamento.

Os banheiros foram executados em compensados de madeira tingida de preto e envernizada, e as louças na cor grafite são da série Element de David Chipperfield para Roca.

Planta Baixa
Planta Baixa

Para o mobiliário exterior foi utilizada a cadeira Ara, desenho de Jorge Pensi para Pedralli e para o interior, a Sign de Daniele Lo Scalzo também para Pedralli.

Elevação
Elevação

Em suma, um restaurante onde exterior e interior dialogam somando seus espaços como se tratassem de um todo.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Estudio Mariano Martin
Escritório
Cita: "Restaurante “Al Punto” / Estudio Mariano Martin" [Restaurante “Al Punto” / Estudio Mariano Martin] 09 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/90840/restaurante-al-punto-slash-estudio-mariano-martin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.