O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Farmácia
  4. Portugal
  5. e|348 Arquitectura
  6. 2012
  7. Farmácia Campos / e|348 Arquitectura

Farmácia Campos / e|348 Arquitectura

  • 14:01 - 6 Janeiro, 2013
Farmácia Campos / e|348 Arquitectura
Farmácia Campos / e|348 Arquitectura, © ITS – Ivo Tavares Studio
© ITS – Ivo Tavares Studio

© ITS – Ivo Tavares Studio © ITS – Ivo Tavares Studio © ITS – Ivo Tavares Studio © ITS – Ivo Tavares Studio + 37

  • Arquitectura

    Nuno Pinheiro, António Teixeira
  • Localidade

    Póvoa de Varzim, Portugal
  • Construtor

    Clipharma
  • Area Total

    160.0 m2
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografo

© ITS – Ivo Tavares Studio
© ITS – Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A remodelação pretende atribuir ao espaço as condições necessárias em qualidade e conforto para ser utilizado para fins comerciais, especificamente para a instalação de uma farmácia – Farmácia Campos e Salvador Lda.

© ITS – Ivo Tavares Studio
© ITS – Ivo Tavares Studio

Trata-se de um tipo de espaço muito específico e altamente tipificado. De facto, a instalação de Farmácias tem seguido uma série de normas e de regras que, se por um lado respeitam disposições regulamentares próprias, por outro decorrem na sua maioria de uma espécie de “ditadura” promocional, de venda, associada aos produtos aí comercializados. 

Cortes
Cortes

Esta especificidade origina, quase invariavelmente, espaços com características muito semelhantes, imagens muito próximas, linguagens pouco distintas. Acresce ainda o facto de existir um verdadeiro nicho no mercado da construção civil, dedicado única e exclusivamente à instalação de Farmácias. O facto de se tratar de empresas especializadas neste tipo de obra, contribui decisivamente para a sistematização e repetição de soluções.

© ITS – Ivo Tavares Studio
© ITS – Ivo Tavares Studio

O projecto de Arquitectura procurou, de acordo com a vontade dos proprietários, contrariar este predicado. O desenho realiza-se na direcção da identidade única e reconhecível, da clara demarcação deste espaço dos que lhe são congéneres. Do ponto de vista funcional, as disposições regulamentares definem o programa a instalar, pelo que se aposta numa distribuição clara, separando os espaços usados pelo público (sala de atendimento, gabinete de atendimento personalizado e instalações sanitárias), dos espaços internos ou retro-farmácia (armazém, laboratório, área técnica de informática e economato/direcção técnica, e zona de recolhimento). 

© ITS – Ivo Tavares Studio
© ITS – Ivo Tavares Studio

A profundidade do espaço impede a iluminação natural de todos os espaços a partir das fenestrações verticais, pelo que, tirando partido de uma pré-existência, se dispõe uma entrada de luz zenital, em torno da qual todos os espaços se organizam. 

© ITS – Ivo Tavares Studio
© ITS – Ivo Tavares Studio

A organização da retro-farmácia com recurso a um corredor, não só permite a disposição de uma circulação técnica, sem colidir com o funcionamento normal do estabelecimento, como também possibilita a disposição dos espaços na sua periferia, aproximando-os da luz zenital proposta.

© ITS – Ivo Tavares Studio
© ITS – Ivo Tavares Studio

Opta-se pela utilização de uma paleta de materiais reduzida, e sempre com características próprias dos imperativos de higiene e potencial difusão da luz natural. A madeira surge como elemento distinto e central da Farmácia, onde se apoiam a maioria dos expositores.

Plantas
Plantas

Os expositores são padronizados, pois trabalhou-se com empresa especializada e, portanto, com soluções tipificadas e sistematizadas. O desafio foi, nesta circunstância, mais elevado, pois havia que, recorrendo a soluções tipo, criar um espaço único. O projecto de Arquitectura foi assim o grande responsável por demonstrar que esta possibilidade existe e que, sem aumento de encargos, se alcançam resultados ímpares, e capazes de resistir à já referida “ditadura” da publicidade a que estes espaços estão naturalmente sujeitos.

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Farmácia Campos / e|348 Arquitectura" [Campos Pharmacy / e|348 Arquitectura] 06 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/90095/farmacia-campos-slash-e-348-arquitectura> ISSN 0719-8906