O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Sinagoga
  4. Alemanha
  5. KSG Architekten
  6. 2012
  7. Sinagoga Ulm / Kister Scheithauer Gross Architects And Urban Planners

Sinagoga Ulm / Kister Scheithauer Gross Architects And Urban Planners

Sinagoga Ulm / Kister Scheithauer Gross Architects And Urban Planners
Sinagoga Ulm / Kister Scheithauer Gross Architects And Urban Planners, © Christian Richters
© Christian Richters

© Christian Richters © Christian Richters © Christian Richters © Christian Richters + 13

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2009, a Comunidade Religiosa Israelita em Württemberg (IRGW) decidiu construir uma nova sinagoga para sua comunidade ortodoxa em Ulm e, juntamente com a cidade de Ulm, criaram um concurso. A cidade colocou a obra em Weinhof, apenas a poucos passos da antiga sinagoga, que foi destruída durante a Kristallnacht.

© Christian Richters
© Christian Richters

"A equipe de Cologne conseguiu enriquecer esta localização altamente sensível na cidade de Ulm, sem diminuir o seu carácter único", disse o secretário de construção da cidade, Alexander Wetzig, seguindo a decisão do júri, em janeiro de 2010.

© Christian Richters
© Christian Richters

Na construção concluída, o cuboide é menor que o inicialmente planejado durante a competição. Com 24 metros de largura, 16 de profundidade e 17 de altura, não compete com a Schwörhaus, que continua sendo maior.

© Christian Richters
© Christian Richters

"A sinagoga e o centro da comunidade judaica estão incluídos em uma estrutura única. O cuboide compacto pousa livremente na praça. Esta posição é histórica: na Kristallnacht. Em 1938, a antiga sinagoga foi destruída. Após a Segunda Guerra Mundial, um edifício secular foi construído no espaço. A sinagoga e a comunidade judaica perderam seu lugar ancestral no centro de Ulm. A construção do novo projeto criou um novo espaço, no meio do quadrado. É como se a sinagoga desse um passo a frente de sua posição anterior e recuperasse sua localização. Sem fronteiras construídas, destacando-se de modo abrupto e solitário em Weinhof ", explica a professora Susanne Gross em relação ao conceito de construção urbana.

© Christian Richters
© Christian Richters

Todos os espaços do centro comunitário e da sinagoga são unidos numa sútil estrutura: hall de entrada, sinagoga, Mikvah (banheiro ritual), salão de festas escolares e salas administrativa. Bem como a creche, com uma área de jogos ao ar livre fechada, que está diretamente acima do espaço sacral.

© Christian Richters
© Christian Richters

Os quartos são dispostos ortogonalmente. Apenas a sinagoga segue uma linha independente, apoiando o prédio, em uma direção diagonal. A direção voltada para o sul-leste tem um significado religioso em suas entrelinhas: a sua direção geográfica é diretamente para Jerusalém, o centro espiritual e religioso do judaísmo.

© Christian Richters
© Christian Richters

O layout em diagonal do espaço cria uma janela de canto na sala sacral, que joga com um padrão da Estrela de Davi como um quadro espacial. Com 600 aberturas, a sinagoga é iluminada a partir de muitos pontos, sendo o ponto focal a peça central litúrgica: o santuário Torá. As perfurações na fachada criadas com um jato de água de alta pressão, iluminam o interior do santuário e projetam a ideia do interior para o exterior da sinagoga.

© Christian Richters
© Christian Richters

O arranjo interior da sinagoga é baseado parcialmente em planos KSG, com uma ordem de dodecágonos, um símbolo para as 12 linhas do povo de Israel. Rabi Shneur Trebnik, juntamente com os representantes IRGW, selecionaram os assentos e ordenaram a construção do santuário Torah, incluindo o bimah, uma plataforma elevada com um púlpito, de onde o Torah é ditado. Todos os três elementos foram construídos em Israel.

© Christian Richters
© Christian Richters

A sala de oração oferece espaço para 125 pessoas, incluindo 40 espaços na galeria das mulheres. O edifício foi completo durante a abertura no domingo, 2 de dezembro de 2012. Os 300 convidados incluíam o ex-cidadãos judeus de Ulm, que fugiram durante a Segunda Guerra Mundial. Discursos foram realizados pelo Presidente Federal da Alemanha, Joachim Gauck, o primeiro-ministro de Kretschmann, Winfried Baden-Württemberg, o presidente do Conselho Central de Judeus na Alemanha, Dieter Graumann, e pelo embaixador de Israel na Alemanha, Yacov Hadas-Handelsman.

Implantação
Implantação

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
KSG Architekten
Escritório
Cita: "Sinagoga Ulm / Kister Scheithauer Gross Architects And Urban Planners" [Ulm Synagogue / Kister Scheithauer Gross Architects And Urban Planners] 05 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/90018/sinagoga-ulm-slash-kister-scheithauer-gross-architects-and-urban-planners> ISSN 0719-8906