Montebello 332 / Jorge Bolio Arquitectura

Montebello 332 / Jorge Bolio Arquitectura

© David Cervera Castro© David Cervera Castro© David Cervera Castro© David Cervera Castro+ 27

Mérida, México

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada em um terreno de 20 x 30 m, a residência se encontra em uma área habitacional em crescimento na cidade de Mérida. O ruído, um edifício de apartamentos de seis níveis ao norte e a incerteza dos futuros vizinhos nos levaram a gerar um esquema introvertido, uma sequência de pátios internos para organizar o programa de necessidades. 

© David Cervera Castro
© David Cervera Castro

Ao o norte, um pátio estreito, sombreado, direciona o vento fresco até o interior da habitação, ao mesmo tempo que corta as vistas do edifício da frente com uma cortina de Flores de Maio. 

© David Cervera Castro
© David Cervera Castro

Ao sul se encontra o pátio para a recreação. O jardim, a piscina e o terraço se complementam neste espaço banhado de luz. O bloco de habitações é um volume monolítico, sóbrio, que protege as  atividades que abriga, gerando privacidade nas áreas de descanso. Vãos estratégicos e uma subtração central permitem a ventilação e iluminação natural destas áreas para combater as altas temperaturas na primavera e verão. 

© David Cervera Castro
© David Cervera Castro

O pátio central separa os elementos programáticos alternando áreas claras e escuras e permitindo uma constante relação com o exterior. Um pavimento de pedra, um corpo de samambaias, um volume de água, e o céu conformam o espaço central, coração da residência.

© David Cervera Castro
© David Cervera Castro

O volume sólido da planta do andar de cima se apoia sobre um bloco de circulações verticais, permitindo que a área social se distribua livremente abaixo dela, se estendendo ao longo do terreno em todo seu comprimento e ampliando a perspectiva dos espaços interiores. 

© David Cervera Castro
© David Cervera Castro

O acesso é através de um pequeno espaço ou saguão, uma treliça de madeira dosa a luz e as vistas do exterior para a área social, lugar de reunião cotidiana da família. A simplicidade dos materiais permite à residência expressar a serenidade buscada por seus habitantes. As paredes de bloco rebocado contrastam com o bloco de alvenaria de pedra da escada e uma fonte no pátio central reforça a sensação de paz necessária para o refúgio da família.

Planta
Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Montebello 332 / Jorge Bolio Arquitectura" [Montebello 332 / Jorge Bolio Arquitectura] 24 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-88832/montebello-332-slash-jorge-bolio-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.