O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Óscar Pedrós
  6. 2009
  7. Casa EINS / Óscar Pedrós

Casa EINS / Óscar Pedrós

  • 16:00 - 3 Janeiro, 2013
  • Traduzido por Gica Fernandes
Casa EINS / Óscar Pedrós
Casa EINS / Óscar Pedrós, © Héctor Santos-Diez
© Héctor Santos-Diez

© Héctor Santos-Diez © Héctor Santos-Diez © Héctor Santos-Diez © Héctor Santos-Diez + 20

© Héctor Santos-Diez
© Héctor Santos-Diez

Descrição enviada pela equipe de projeto. O lar, este conjunto formado por uma base e uma cobertura em pedra, destinado a fazer o fogo nas cozinhas tradicionais galegas, foi adquirindo a categoria de um lugar, por extensão de todas as funções que, dada sua necessidade, foram condensadas dentro do programa de habitação. Inclusive, me atreveria a afirmar que o momento em que nos identificamos como habitantes de uma casa é quando deixamos de chamá-la de casa, e passamos a senti-la como um  "lugar". Há algo no aroma da madeira de carvalho crepitando e no odor do café recém-passado que nos acalma ao cruzar o limiar do espaço.

© Héctor Santos-Diez
© Héctor Santos-Diez

O fogo, elemento que tem condicionado tanto a habitação ao longo da história que se poderia dizer que há um antes e um depois na forma de viver e de relacionar a unidade familiar com o surgimento de tubos de calefação distribuídos. Tanto é assim que os dormitórios e salas (que na verdade constituía-se de um banco que cercava o próprio lar) deixaram de ser espaços que orbitavam ao redor do fogo e do calor, passando a ser meras células dentro do organismo da habitação, orientando-se mais para o triunfo do individualismo que ao momento de relação, as vezes incômodo, entre filhos adolescentes e pais obcecados com algum "hobby".

© Héctor Santos-Diez
© Héctor Santos-Diez

Apesar de ainda ser um elemento usado nas residências atuais, quando os dois únicos caprichos de um cliente são a leitura e o fogo, eles têm de se tornar tão determinantes na ordem como um aquecimento central de outrora e, portanto, qualquer olhar de volta às nossas velhas maneiras pode revelar uma proposta arquitetônica. O projeto aproveita esse tipo de argumento diante de um pedido de uma biblioteca. Precisou-se também pensar em espaços para consoles, videogames, Wii, wi-fi e mp4 em uma cadeira simples ao lado de um pátio com uma árvore.

Planta 1º Pavimento
Planta 1º Pavimento

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Óscar Pedrós
Escritório
Cita: "Casa EINS / Óscar Pedrós" [Casa EINS / Óscar Pedrós] 03 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/88059/casa-eins-slash-scar-pedros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.