O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Torre de observação em Seljord / Rintala Eggertsson Architects

Torre de observação em Seljord / Rintala Eggertsson Architects

  • 18:00 - 23 Dezembro, 2012
  • por Gica Fernandes
Torre de observação em Seljord / Rintala Eggertsson Architects
Torre de observação em Seljord / Rintala Eggertsson Architects, © Dag Jenssen
© Dag Jenssen

O mito sobre uma serpente marinha no lago de Seljord tornou-se parte integrante da forma como o povo local de Telemark concebe a sua paisagem majestosa. Contos sobre fenômenos misteriosos no lago floresceram durante séculos e são parte natural da vida diária na região.

© Dag Jenssen

Em 2008, o município de Seljord decidiu usar esse recurso mítico como um ponto de partida para um programa de desenvolvimento para a área. Junto com a curadoria Springer kulturstudio, que encarregou Rintala Eggertsson Architects para projetar pontos de observação diferentes ao redor do lago para facilitar o acesso para a população local e aos visitantes, que assim podem experimentar o espaço a partir de diferentes vivências. O projeto foi dividido em duas partes, primeiro para projetar três pequenas instalações na seção do meio a sudeste do lago e depois para projetar um ponto de vista principal no extremo sudoeste do lago, perto da pequena cidade de Seljord.

© Dag Jenssen

A primeira parte foi organizada como uma oficina de construção entre estudantes e professores de arte e arquitetura da Nuova Accademia di Belle Arte e a Politécnico de Milão, junto de alunos de cenografia da Norwegian Theatre Academy, sob a nossa liderança. Todo o workshop foi tematicamente centrado na questão de ancoragem feita pelo homem, instalações de características da paisagem sem dominá-las. As três instalações são apresentadas em nosso site, sob o título “na paisagem”.

© Dag Jenssen

Na segunda parte nos encontramos lidando com ancoragem novamente, não só por causa da beleza estonteante do local escolhido, mas também devido à estrutura que deixava tudo sobre mediação de fenômenos naturais para um público maior. Desta vez fomos confrontados com um terreno que possuía dois pinheiros com grandes copas criando um lugar natural para descanso e lazer.

© Dag Jenssen

Isto se tornou o recurso de paisagem que me pareceu natural para ancorar. Como o programa listou uma plataforma de observação e um pequeno abrigo para exposições, decidimos dividi-lo em dois e colocar as duas funções em cada lado das árvores, com uma plataforma de ligação no meio. A plataforma de observação foi então dada à forma de uma torre com um espaço principal no topo, com vista para o lago, e dois espaços menores no caminho para o topo, um voltado para uma área de assentamento de aves nas proximidades e a outra voltada para a coroa de dois grandes pinheiros. A plataforma foi dada, então, uma conexão com a área de estacionamento nas proximidades, com uma estreita passagem desenhada pelo colaborador Feste Grenland

Planta
Corte

Com esta organização foi estabelecido um destino final à beira do lago, com uma distância da cidade e da área de estacionamento que deu ao visitante uma experiência da paisagem antes da chegada. A preparação para o visitante faz o encontro com o mar menos abrupta, sugerindo uma percepção mais ampla do ambiente e permite uma viagem em diante numa paisagem mais pessoal e os mitos em torno da serpente do lago Seljord. O ponto de vista não se torna, assim, o destino final, apenas um ponto de descanso entre as paisagens do conhecido e o desconhecido.

© Dag Jenssen

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos Responsáveis: Vibeke Jenssen, Dagur Eggertsson, Sami Rintala and Kaori
  2. Coordenação do Projeto: Harriet Slaaen
  3. Curador: Springer kulturstudio, Gunn-Marit Christenson Watanabe
  4. Arquitetos Paisagistas: Feste Grenland, Tone Telnes, Jan Feste and Jarle Svendsen
  5. Engenharia: Sweco Norge, Nils Petter Due and Geir Sageien
  1. Cliente: Prefeitura de Seljord

Sobre este escritório

Produto:

Veja mais:

Projetos Outro
Cita: Gica Fernandes. "Torre de observação em Seljord / Rintala Eggertsson Architects" 23 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/88002/torre-de-observacao-em-seljord-rintala-eggertsson-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.