Casa Serrana / João Diniz Arquitetura

Casa Serrana / João Diniz Arquitetura

© Marcílio Gazzinelli© Marcílio Gazzinelli© Marcílio Gazzinelli© Marcílio Gazzinelli+ 41

Nova Lima, Brasil
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2001
  • Fotógrafo Fotografias:  Marcílio Gazzinelli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Deca, Arconic, Açominas, La Lampe, Suvinil, Terratile
  • Arquitetura:João Diniz
  • Equipe De Projeto:Adriana Aleixo, Clarissa Bastos, Cristiano Cezarino, Marcelo Maia
  • Construção:Gabriel e Bi Lustosa
  • Cálculo Estrutural:Sebastião Mendes
  • Iluminação:La Lampe
  • área Do Terreno:1003,00 m²
  • Cidade:Nova Lima
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Marcílio Gazzinelli
© Marcílio Gazzinelli

Descrição enviada pela equipe de projeto. O mito da casa árvore encontra aqui um sentido. A estratégia de suspender a residência metros acima do solo e das árvores é adequada e o perfil oblíquo do terreno pode ser saudado e completado pela presença da nova construção.

Detalhe 1Planta Nível SuperiorElevação SulCroquis+ 41

A estrutura metálica surge como opção conveniente, tirando do canteiro de obras vários serviços construtivos. A proposta se define em um pavilhão linear de três pavimentos, paralelo às curvas de nível, cujos pilares se prolongam até tocar o solo. A área de convívio se projeta em balanço rumo à mata e à paisagem. A ponte de acesso funciona como tirante, equilibrando o conjunto.

© Marcílio Gazzinelli
© Marcílio Gazzinelli

Adota-se o nível da rua como ponto de acesso dos veículos e dos pedestres, com garagem, hall de chegada, copa e sala de refeições. Meio pavimento abaixo, tem-se a sala de estar e varanda, amplo espaço de convívio que toca a copa das árvores mais altas. Sob este pavimento de acesso estão as áreas de serviço.

© Marcílio Gazzinelli
© Marcílio Gazzinelli
© Marcílio Gazzinelli
© Marcílio Gazzinelli

Meio nível acima do plano de acesso, tem-se um cômodo de uso polivalente, definindo duas alturas para a sala de estar. Logo em seguida vem o pavimento íntimo, com três quartos, aberto ao terraço sobre a sala. Este terraço tem um sentido especial, podendo ser entendido como um terreno ‘inventado’, uma praça suspensa e descoberta, um quintal íntimo e virtual. A caixa da escada articula todos os níveis, gerando o volume superior do castelo d’água que apóia os coletores solares. 

Croquis
Croquis
© Marcílio Gazzinelli
© Marcílio Gazzinelli

A Casa Serrana é uma palafita metálica, a residência voadora com árvores por baixo, visitada por galhos, esquilos, ventos, irmãos e amigos. Uma maneira própria de propor a relação entre as pessoas, a construção e a natureza.

© Marcílio Gazzinelli
© Marcílio Gazzinelli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Serrana / João Diniz Arquitetura" 15 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-87118/casa-serrana-slash-joao-diniz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.