Construção e Colapso - Conversas sobre arte, arquitetura e uma cidade em transformação

Construção e Colapso é uma conversa provocada pelas obras dos artistas visuais Alexandre Vogler e Guga Ferraz para a exposição Colapso, atualmente em cartaz na Galeria Gentil Carioca. Ambas tem forte conotação política e se relacionam com as transformações urbanas em curso no Rio de Janeiro. Nas palavras do curador Felipe Scovino, “evocam o espaço público como um lugar poeticamente expressivo” para “tornar o público mais atento ao seu entorno e em que condições a obra de arte se posiciona politicamente”.

Na obra Retrofit (2012), Vogler replica na empena lateral do edifício histórico da galeria Gentil Carioca as fachadas do novo complexo corporativo da Petrobrás, localizado no Centro Histórico, em uma posição crítica sobre a qualidade e o impacto daquela arquitetura – e de sua própria obra, produzindo uma relação dúbia com seu entorno e transeuntes.

De acordo com Scovino, a obra “questiona quais são as rupturas e males causados por esse novo processo urbanístico e arquitetônico pelo qual o Rio de Janeiro passa mas que ao mesmo tempo inclui um potencial claro de exclusão e migração”.

Guga Ferraz, na obra Céu, utiliza os fundos do Elevado Paulo de Frontin para criar uma janela para aquele mesmo céu ocultado pelo viaduto junto à uma pequena praça. A obra acentua impacto que estas grandes intervenções viárias produzem na ambiência da cidade, revelando as contradições do momento presente em que a demolição do Elevado da Perimetral acontece em paralelo à implantação de estruturas semelhantes para o sistema de BRT.

A Face do Destruidor -Titãs

O nome do destruidor é
Destruidor
É o nome do destruidor.
O nome do construtor é
O nome
Do construtor. 
A face do construtor. 
O que ele constrói. 
A obra do construtor. 
O destruidor não pode mais destruir 
Porque o construtor não constrói.
O construtor não constrói porque
Não pode mais construir. 
A face do destruidor.

Alexandre Vogler e Guga Ferraz em conversa com:
Alberto Silva, Assessor Especial da Presidência da CEDURP
Ephim Shluger, arquiteto consultor em desenvolvimento sustentavel e desenvolvimento urbano
Felipe Scovino, curador da exposição Colapso
Laura Taves, artista e diretora da Azulejaria
Márcio Botner, sócio da Galeria Gentil Carioca
Rogério Daflon, reporter do jornal O Globo
Sydnei Menezes, Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Construção e Colapso - Conversas sobre arte, arquitetura e uma cidade em transformação" 11 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-87058/construcao-e-colapso-conversas-sobre-arte-arquitetura-e-uma-cidade-em-transformacao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.