O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Uso Misto
  4. México
  5. RP Arquitectos
  6. Orizaba 329 / RP Arquitectos

Orizaba 329 / RP Arquitectos

  • 16:00 - 15 Dezembro, 2012
  • Traduzido por Gica Fernandes
Orizaba 329 / RP Arquitectos
Orizaba 329 / RP Arquitectos, Cortesia RP Arquitectos
Cortesia RP Arquitectos

Cortesia RP Arquitectos Cortesia RP Arquitectos Cortesia RP Arquitectos Cortesia RP Arquitectos + 18

  • Arquitetos

  • Localização

    Xalapa, Veracruz, México
  • Arquiteto Principal

    Rafael Pardo Ramos
  • Projeto Estrutural

    Gonzalo Zaldo Martinez
  • Área

    3,000 m2

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de uso misto no sopé da colina macutepetl, sobre as Avenidas de reyes heroles, esquina com a Avenida Orizaba, encontra-se em um terreno triangular de 480 m2.

Cortesia RP Arquitectos
Cortesia RP Arquitectos

O desnível natural da rua sobre reyes Heroles, oferece um nível natural para o estacionamento, sendo que na avenida Orizaba localizam-se os diferentes acessos de pedestres que acessam os diversos programas da edificação: apartamentos, escritórios e locais comerciais, estes no térreo, na avenida arborizada.

Cortesia RP Arquitectos
Cortesia RP Arquitectos

Sendo uma zona exemplar para a arquitetura contemporânea, pelas avenidas altamente arborizadas, com um equilíbrio entre áreas verdes e construções, parques e áreas de lazer, calçadas largas e construções de média altura, propôs-se que o edifício respeitasse a altura constante, as construções que em suas origens foram habitação e com o passar do tempo, passaram a um uso comercial e de escritórios. 

Cortesia RP Arquitectos
Cortesia RP Arquitectos

Sendo, na maioria, construções com 3 ou 4 níveis, outro elemento que prevalece é a horizontalidade nas construções. Este foi um artifício de desenho para arrematar com este edifício ladeado pela outra avenida com uma torre de escritórios de 15 níveis. As proporções de horizontalidade na Avenida Orizaba fez com que os dois últimos níveis se dobrassem para não competir com as construções vizinhas.

Cortesia RP Arquitectos
Cortesia RP Arquitectos

No térreo encontra-se o comércio, que pode ser dividido em 4 possíveis locais. Os escritórios localizam-se voltados para um bosque da avenida Orizaba, possuindo plantas livres, que podem ser compartimentados em até 4 escritórios por pavimento. Um vazio divide as habitações, sendo que há 11 apartamentos de diferentes programas de 1 e 2 dormitórios, desde 60 m2 até 120 m2.

Cortesia RP Arquitectos
Cortesia RP Arquitectos

A estrutura é de concreto aparente nas lajes e paredes. A  fachada de escritórios foi resolvida com o uso de caixilhos de lâminas oxidadas, que contribuem para privatizar o que acontece dentro, mas ainda desfrutar as árvores da avenida desde o interior. Estes caixilhos fundem-se com os troncos das árvores, criando um jogo de tamanhos e cores integrados à paisagem. Os dois últimos níveis de terraços permitem desfrutar as melhores vistas do edifício.

Cortesia RP Arquitectos
Cortesia RP Arquitectos

O comércio foi resolvido com uma grande vitrine de vidro de pé direito duplo, visto desde o nível da rua.

Cortesia RP Arquitectos
Cortesia RP Arquitectos

Os apartamentos são conformados por meio de caixas de concreto que recebem as varandas, sendo estas transições visuais do público ao privado, com uma grade que com o tempo tornar-se-á uma parede verde, conferindo maior privacidade.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Orizaba 329 / RP Arquitectos" [Orizaba 329 / RP Arquitectos] 15 Dez 2012. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/86440/orizaba-329-slash-rp-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.