O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Aquário
  4. Dinamarca
  5. 3XN
  6. 2013
  7. Em Construção:The Blue Planet / 3XN

Em Construção:The Blue Planet / 3XN

Em Construção:The Blue Planet / 3XN
Em Construção:The Blue Planet / 3XN, © Adam Mõrk
© Adam Mõrk

© Adam Mõrk © Adam Mõrk Render Render + 24

  • Arquitetos

    3XN
  • Localização

    Kajakvej, 2770 Kastrup, Dinamarca
  • Engenheiro

    Moe & Brødsgaard A/S
  • Cliente

    Den Blå Planet
  • Área

    9,000 m²
  • Ano

    2013
  • Fotógrafo

    Adam Mõrk
© Adam Mõrk
© Adam Mõrk

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inspirado pela forma das águas em movimento constante, The Blue Planet tem a forma de um grande turbilhão. O novo aquário da Dinamarca se situa no limite entre os mundos de Poseidon e Zeus. As paredes e coberturas formam um fluxo único, contínuo e são revestidas de modo a enfatizar o contorno em forma de onda do edifício, contando, assim, a história desta união. O primeiro e mais longo dos "braços" do turbilhão segue a forma da paisagem e do edifício, se movendo em direção à terra. 

© Adam Mõrk
© Adam Mõrk

Assim que o visitante chega ao The Blue Planet, o edifício transmite um sentimento de que uma experiência especial o aguarda em seu interior. Aqui, o turbilhão lhe puxou para outro mundo - um mundo sob a superfície do mar. Se você inclinar sua cabeça para trás, entenderá que você realmente é parte deste aquário pois a cobertura acima do foyer é feita de vidro e é, ao mesmo tempo, o fundo de uma piscina. Acima, através da piscina, pode-se ver o céu e a luz do sol refletindo na água de forma cintilante, marcando o chão e as paredes com o brilho solar, acolhendo o visitante nesta misteriosa área de entrada. 

© Adam Mõrk
© Adam Mõrk

A Sala Redonda (Round Room) é o centro de navegação do aquário, e é nela que os visitantes escolhem qual rio, lago ou oceano explorar. Cada exibição utiliza de forma diferente a Sala Redonda, cada uma com sua própria entrada, iniciando em uma zona de amortecimento - uma plataforma onde sons e imagens são utilizados para introduzir a atmosfera da sala de exibição que virá a seguir. 

Master Plan
Master Plan

A poucos metros acima do terreno, The Blue Planet é um reflexo de uma grande coerência;  todas as águas do planeta se conectam intimamente, da enorme força de tsunamis às infinitamente pequenas moléculas. Com vista para o  Øresund, o edifício conecta terra e mar, conformando tanto grandes espaços externos quanto áreas de visitantes internas. 

Fachada Oeste
Fachada Oeste

Na paisagem, o grande Turbilhão continua através do terreno, das piscinas e do mar que envolve o edifício. Assim como as correntes de água, o edifício não é estático -  o movimento se lança no futuro, pois possui a virtude de sempre permitir possíveis extensões, simplesmente por deixar as linhas do turbilhão crescerem. Qualquer expansão causaria poucos inconvenientes às exibições atuais e partes existentes do edifício. As extensões podem simplesmente ser adicionadas à um braço individual, apenas fechando esta seção em particular durante o processo de extensão, deixando-a fechada até a conclusão da expansão. Além disso, o elemento chave é que quaisquer novos volumes adicionados serão extensões da arquitetura, no entanto, qualquer expansão do aquário se dá no diálogo natural deste com o próprio edifício.

Maquete
Maquete

Natureza e cultura podem ser misturadas - controladas através de tópicos e ideias - nas estórias contadas e na interação com o público. O edifício é flexível o bastante para acomodar isto, e o vórtice principal, com seu alcance e ritmo infinitos, cria uma unidade entre o todo. As curvas, que definem a aparência absolutamente única e escultural do edifício, devem ser percebidas como parte dos cenários expositivos.

Render
Render
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Em Construção:The Blue Planet / 3XN" [In Progress: The Blue Planet / 3XN] 26 Dez 2012. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/86367/em-construcao-the-blue-planet-slash-3xn> ISSN 0719-8906