O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação De Interesse Social
  4. Chile
  5. Luis Quezada
  6. 2012
  7. Sede Social em Batuco Abajo / Luis Quezada

Sede Social em Batuco Abajo / Luis Quezada

  • 16:00 - 13 Dezembro, 2012
  • Traduzido por Gica Fernandes
Sede Social em Batuco Abajo / Luis Quezada
Sede Social em Batuco Abajo / Luis Quezada, Cortesía de Luis Quezada
Cortesía de Luis Quezada

Cortesía de Luis Quezada Cortesía de Luis Quezada Cortesía de Luis Quezada Cortesía de Luis Quezada + 27

Cortesía de Luis Quezada
Cortesía de Luis Quezada

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é constituído por um pavilhão central que permite grande flexibilidade espacial e se encontra contido por dois programas rígidos: a adega e a casa de banho. Isto permite repensar futuramente este mesmo esquema, aumentando ou diminuindo a superfície, sem alterar a distribuição da planta.

Cortesía de Luis Quezada
Cortesía de Luis Quezada

Em direção à rua, o edifício se articula através de um espaço de espera que serve como local de descanso aos habitantes da área e permite conectar o projeto ao caminho principal. Este mesmo espaço constitui o acesso à sede, gerando uma transição entre a rua e o pavilhão. Uma fachada móvel contém o pavilhão, a qual se abre quando necessário para abrigar grandes atividades como festas e eventos de todo o tipo. 

Cortesía de Luis Quezada
Cortesía de Luis Quezada

Uma grande viga treliçada aparece como elemento hierárquico no espaço, atravessando o projeto em sua extensão e dando continuidade entre o interior e o exterior. Da mesma forma, duas claraboias valorizam o espaço interior, rompendo com a altura do pavilhão e aparecendo na fachada com uma proporção que busca realçar o caráter público do edifício.

Cortesía de Luis Quezada
Cortesía de Luis Quezada

No contexto rural, a simplicidade material de suas construções é compensada pela grande sensatez de suas soluções. É esta sensatez, dada a partir da experiencia do habitante, que o projeto apresenta. O projeto não busca ser em si mesmo uma imagem explícita da simplicidade rural -  que vem da precaridade e disponibilidade de materiais - já que o problema de projeto não está nos recursos. É a maneira de atuar que o projeto resgata, aquela lógica que o campo nos oferece quanto ao uso dos materiais, adequando-os segundo as necessidades que surgem no dia-a-dia.

Corte
Corte

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede Social em Batuco Abajo / Luis Quezada" [Sede Social en Batuco Abajo / Luis Quezada] 13 Dez 2012. ArchDaily Brasil. (Trad. Fernandes, Gica) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/86259/sede-social-em-batuco-abajo-slash-luis-quezada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.