O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Japão
  5. MDS
  6. 2009
  7. Ogikubo House / MDS

Ogikubo House / MDS

Ogikubo House / MDS
Ogikubo House / MDS, © Toshiyuki Yano
© Toshiyuki Yano

© Toshiyuki Yano © Toshiyuki Yano © Toshiyuki Yano © Toshiyuki Yano + 20

  • Arquitetura

    MDS
  • Localização

    Tóquio, Japão
  • Arquitetos

    Kiyotoshi Mori, Natsuko Kawamura
  • Área

    118 m²
  • Ano

    2009
  • Fotografias

© Toshiyuki Yano
© Toshiyuki Yano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dado os altos preços e leis que regulam a construção em locais de pequeno porte em Tóquio, a maioria dos clientes deseja aproveitar ao máximo o espaço disponível para eles. Não é exagero dizer que os arquitetos fazem suas próprias regras e resolvem os enigmas que surgem com os clientes, assim como solucionam um quebra-cabeça.

Corte
Corte

No entanto, é com prazer que encaramos estes desafios, e nós sabíamos que não devemos criar uma outra estrutura de muros altos, pesada e hermética, no meio da cidade. Era importante para nós pensar muito sobre a relação exterior e interior e criar uma arquitetura que reflita o humor do interior do edifício no seu exterior e, portanto, contribuir para o enriquecimento da cidade.

© Toshiyuki Yano
© Toshiyuki Yano

Este terreno está em uma grande área residencial, verde e tranquila. Para minimizar qualquer sentimento de opressão do entorno, dividimos a estrutura em três caixas ao longo da fronteira externa do local. O conceito de "ma" ["intervalo", "pausa"] é um elemento importante da compreensão japonesa de espaço. Com isto em mente, nos permitimos uma quantidade adequada de "ma" entre as caixas, com o objetivo de cultivar um sentido unificado de "ma" entre todas as aberturas de cada uma delas, reforçando o caráter neutro do prédio, de modo que mesmo dentro de casa você tem a impressão de estar ao ar livre.

© Toshiyuki Yano
© Toshiyuki Yano

Por sua vez, elementos interiores parecem se aproveitar dessas lacunas e criam um diálogo aberto, definição de fluxo livre na paisagem urbana. Ao passar de um espaço para outro, torna-se visível os diferentes tipos de cenas que aparecem de dentro destas caixas-abertas. Este é um espaço de vida em que é possível sentir a passagem das quatro estações do ano.

Cita: "Ogikubo House / MDS" [Ogikubo House / MDS] 29 Dez 2012. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/85886/ogikubo-house-slash-mds> ISSN 0719-8906