O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Coreia do Sul
  5. Oh Jongsang
  6. 2012
  7. Casa Bujang-li / Oh Jongsang

Casa Bujang-li / Oh Jongsang

Casa Bujang-li / Oh Jongsang
Casa Bujang-li / Oh Jongsang, Cortesia de Oh Jongsang
Cortesia de Oh Jongsang

Cortesia de Oh Jongsang Cortesia de Oh Jongsang Cortesia de Oh Jongsang Cortesia de Oh Jongsang + 31

Cortesia de Oh Jongsang
Cortesia de Oh Jongsang

Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira impressão de quem vista o local é estranha e sombria. A antiga casa solitária no campo de colheira. Casas foram espalhadas esparsamente pelo grande campo.

Cortesia de Oh Jongsang
Cortesia de Oh Jongsang

O cliente buscava modificar a antiga casa térrea, que fora construída por ele mesmo sem projeto prévio, tornando-a uma aconchegante casa rural. O único pedido foi uma "casa que não fosse fria", já que ele havia morado em uma casa sem isolamento térmico algum. Eu supus que ele esperaria que uma casa quente fosse construída com telhas vermelhas e tijolos, como o habitual. Entretanto, eu tinha algumas dúvidas. 

Cortesia de Oh Jongsang
Cortesia de Oh Jongsang

Eu imaginei isso... No verão, uma casa elegante sobre um tapete de veludo verde. Em dias de outono, um volume forte permanece firme envolto pelas suaves ondas douradas da estação. De todo modo, eu estava certo em projetar uma "casa que não fosse fria", o único pedido do cliente.

Cortesia de Oh Jongsang
Cortesia de Oh Jongsang

Embora estivesse bastante nervoso devido às preocupações sobre a nova casa, que era muito estranha para as outras pessoas do vilarejo, ele estava começando a gostar da estranha casa, sendo apoiado pelos seus filhos, que também gostavam dela. Eu percebi isso através da mudança de suas expressões faciais, variando de insatisfação para um sorriso acolhedor, mesmo que ele não expressasse isso abertamente.

Cortesia de Oh Jongsang
Cortesia de Oh Jongsang

A casa Bujang-Li é composta por um pavimento térreo destinado ao casal e um segundo pavimento para as crianças que os visitam ocasionalmente. Os pavimentos são separados, portanto a escada passa por fora da casa. Eu busquei conceber o segundo pavimento, que será utilizado esporadicamente, como uma outra casa, ou vizinho, mesmo que ambas façam parte da mesma casa.

Cortesia de Oh Jongsang
Cortesia de Oh Jongsang

No segundo pavimento há apenas um ambiente e a maior parte dele é aberta para fora, como terraços. É agradável observar dali o enorme campo ao redor. Quando me coloco sob a sombra do telhado, posso ver o céu e sentir o vento soprando de todas as direções. Eu espero que este lugar se torne um espaço para múltiplos usos onde se possa fazer refeições, descansar, secar pimentas e realizar festas.

Os trabalhadores não exitavam em repousar neste lugar, fugindo do calor após o almoço, quando estavam construindo a casa no verão particularmente quente dessa região. Eu fiquei bastante contente, como arquiteto, vendo algum lugar ser utilizado de acordo com a intenção inicial.

Cortesia de Oh Jongsang
Cortesia de Oh Jongsang

Agora a construção está pronta e o cliente está começando uma nova vida em sua nova casa. Eu espero que esta casa não seja "apenas não fria", mas uma casa "tão boa quanto não fria" .

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Bujang-li / Oh Jongsang" [Bujang-li House / Oh Jongsang] 20 Dez 2012. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/85830/casa-bujang-li-slash-oh-jongsang> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.