O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Portugal
  5. Marco Arraiolos
  6. 2012
  7. Imprensa à Estrela / Marco Arraiolos

Imprensa à Estrela / Marco Arraiolos

  • 22:00 - 5 Dezembro, 2012
Imprensa à Estrela / Marco Arraiolos
Imprensa à Estrela / Marco Arraiolos, © João Morgado
© João Morgado

© João Morgado © João Morgado © João Morgado © João Morgado + 46

© João Morgado
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção tem como objecto um apartamento do inicio do séc. XX, de tipologia característica dos prédios de rendimento em Lisboa nesta época, e mantido até hoje no seu estado original. Orientado a Nascente / Poente, com grande profundidade de empena e compartimentos organizados de forma sequencial ao longo de um comprido corredor, sendo a maior parte destes iluminados a partir de um pátio interior.

© João Morgado
© João Morgado

O projecto tem como premissas a sua adaptação às necessidades de vida actuais, nomeadamente a promoção de uma diferente condição nas relações entre espaços de serviço / espaços de permanência e, consequentemente, a ampliação de área habitável disponível para alguns tipos de uso (cozinha por exemplo), dada a sua nova condição. Para além de uma resposta concreta a um programa habitacional contemporâneo exige-se ainda a manutenção, preservação e reabilitação dos elementos arquitectónicos que lhe conferem uma identidade própria.

© João Morgado
© João Morgado

A compartimentação original é rigorosamente mantida e cada compartimento encarado como espaço autónomo de habitar capaz de receber um novo tipo de uso. Assim, com a liberdade que o ordenamento linear e sequencial dos compartimentos potencia, é reproposta uma ocupação/utilização dos espaços, e em simultâneo, uma nova interacção entre estes através da abertura consecutiva de vãos que os ligam directamente uns aos outros. Alteram-se relações hierárquico-espaciais pré estabelecidas e permite-se, visualmente, um alinhamento longitudinal que pode atravessar toda a casa. A luz proveniente das duas frentes, a Nascente e a Poente, é assim transportada para os compartimentos mais interiores (antes com evidente deficit de luz). 

© João Morgado
© João Morgado

Não só a ligação directa entre espaços de serviço e sociais - sequência Sala de Estar/Sala de Jantar/Cozinha/Escritório (por esta ordem) - como a qualidade e percepção da luz ao longo destes, concorrem para uma resposta eficaz às necessidades contemporâneas do habitar. Por outro lado a flexibilidade da solução permitirá sempre uma reinvenção do programa habitacional, alterando o uso proposto para cada compartimento bem como as relações entre estes.

© João Morgado
© João Morgado

Ver a galeria completa

Cita: "Imprensa à Estrela / Marco Arraiolos" [Imprensa à Estrela / Marco Arraiolos] 05 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/84848/imprensa-a-estrela-slash-marco-arraiolos> ISSN 0719-8906