O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios Institucionais
  4. Portugal
  5. Jorge Mealha
  6. Escritório do Departamento Financeiro da C.M. de Cascais / Jorge Mealha

Escritório do Departamento Financeiro da C.M. de Cascais / Jorge Mealha

  • 14:00 - 4 Dezembro, 2012
Escritório do Departamento Financeiro da C.M. de Cascais / Jorge Mealha
Escritório do Departamento Financeiro da C.M. de Cascais / Jorge Mealha, © João Morgado
© João Morgado

© João Morgado © João Morgado © João Morgado © João Morgado + 15

© João Morgado
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. A estratégia para o Departamento Financeiro da Câmara Municipal de Cascais foi muito simples. Um conjunto de vários departamentos deveriam ser distribuídos num único piso localizado num edifício existente.

Planta proposta
Planta proposta

O espaço existente era caracterizada por dois corredores compridos e escuros localizados no meio do espaço. Esses corredores, quase sem luz natural, formam o único acesso a um conjunto de vários compartimentos, entre eles sem conexões.

© João Morgado
© João Morgado

Através de um conjunto de várias incisões, nas paredes existentes, a estratégia tentou dissolver o invólucro do espaço, permitindo, tanto quanto possível o aparecimento de perspectivas transversais no espaço.

© João Morgado
© João Morgado

Um conjunto de armários escondidos nas paredes, criam vários volumes com diferentes tamanhos no espaço. A relação entre os volumes também varia sugerindo uma colocação aleatória e livre. Esses conjuntos de volumes tensionados permitem demarcar os vários departamentos.

© João Morgado
© João Morgado

Usando linhas finas e contínuas de luz, organizando alguns arranjos geométricas diferentes no teto, como uma superfície de desenho para caracterizar o espaço.

© João Morgado
© João Morgado

As divisórias de vidro são texturizados por painéis de listras aleatórias, a fim de enfatizar os limites de diferentes departamentos como membranas texturizadas, véus flutuando no espaço.

© João Morgado
© João Morgado

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Escritório do Departamento Financeiro da C.M. de Cascais / Jorge Mealha" [Escritório do Departamento Financeiro da C.M. de Cascais / Jorge Mealha] 04 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/84488/escritorio-do-departamento-financeiro-da-cm-de-cascais-slash-jorge-mealha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.