Casa Yagiyama / Kazuya Saito Architects

Casa Yagiyama / Kazuya Saito Architects
Sendai-shi, Japão

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa térrea para um casal de idosos passarem sua vida após a aposentadoria.

© Yasuhiro Takagi
© Yasuhiro Takagi

A casa está localizada no montanhoso bairro Yagiyama que fica ao sul do rio Hirosegawa. É uma área residencial histórica em desenvolvimento desde o início da era Showa (com a fundação por volta do ano 1960). O local é cercado por casas, apartamentos, e uma casa nas proximidades, onde vice  a família do  filho do cliente, de forma que os clientes solicitaram viver com privacidade, mas numa casa ensolarada e arejada e considerando uma conexão com a casa vizinha.

© Yasuhiro Takagi
© Yasuhiro Takagi

Para obter distâncias adequadas dos arredores, primeiro se decidiu colocar o volume no meio do terreno. Em vez de não ter janelas nas fachadas, foram retirados do volume quatro espaços em forma de terraços: a entrada, uma porta lateral conectando com a casa principal, uma lavanderia brilhante, e um espaço de jardim suavemente dividindo sala e quarto. Em seguida, forma definidas aberturas altas ou pequenas nesses espaços, permitindo a entrada de luz do dia, com boa ventilação, e mantendo a privacidade. Quanto à cobertura, foram "cortados" os quatro cantos do volume central para ajustar-se às casas vizinhas, além disso, existe uma clarabóia para liberar o ar quente e induzir ventilação natural.

© Yasuhiro Takagi
© Yasuhiro Takagi

A forma plana constituída por quartos dispostos de forma equivalente, incluindo terraços exteriores, dá a impressão de que o espaço é infinito. Por outro lado, a sensação espacial está sempre mudando, pois cada dormitório apresenta transições várias: exterior para o interior; de cor amadeirada para a cor branca inorgânico; e cobertura plana para cobertura inclinada. É como a música africana que tem um som único, tocando vários ritmos ao mesmo tempo. A Casa Yagiyama é criada pela arquitetura combinando o ritmo individual de cada espaço. Este tipo de arquitetura produz diversos "tempos e espaços" de momento a momento, por isso todo dia, cada cliente pode encontrar o lugar onde cada um deles se sente confortável, bem como momentos em que seus netos felizes correm livremente, jantar em família com a sensação de uma brisa, lendo ao ar livre com a luz do sol, ou banhondo-se sob o céu cheio de estrelas. Se espera que esta arquitetura tenha alcançado a "flutuação" do espaço que permite uma vida criativa e fascinante.

Courtesy of Kazuya Saito Architects
Courtesy of Kazuya Saito Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Yagiyama / Kazuya Saito Architects" [House Yagiyama / Kazuya Saito Architects] 02 Dez 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-83703/casa-yagiyama-slash-kazuya-saito-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.