O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museu da Baleia / Espaço Cidade Arquitectos

Museu da Baleia / Espaço Cidade Arquitectos

Museu da Baleia / Espaço Cidade Arquitectos
Museu da Baleia / Espaço Cidade Arquitectos, © Cortesi de Espaço Cidade Arquitectos
© Cortesi de Espaço Cidade Arquitectos

© Cortesi de Espaço Cidade Arquitectos

No lado leste da Ilha da Madeira está o Museu da Baleia, parte de um conjunto de equipamentos sociais levados a cabo durante a última década, e representa o desejo de expor um estado que existe há 50 anos e que busca o reconhecimento em escala internacional, contribuindo para a pesquisa científica no arquipélago da Madeira.

© Cortesi de Espaço Cidade Arquitectos

Também tem a intenção de causar a inesperada possibilidade de criar um espaço de exposição formado na cidade capital da ilha – Funchal, integrando-a num entorno rural, e projetando-a com a dimensão espacial e a complexidade para seu uso em grande escala, imediatamente limitado por estar localizado numa remota e muito influente escala natural. Sua interioridade e complexidade somente se revelam quando estamos dentro, e já surpreendidos pelos animais suspendidos a mais de 15 metros.

© Cortesi de Espaço Cidade Arquitectos

O edifício, que se incorpora na morfologia do terreno e se inclui como um elemento da paisagem é desenvolvido sobre os sucessivos terraços naturais da topografia até a frente ao mar, onde a forma estabelece um rigoroso diálogo com a paisagem marinha.

© Cortesi de Espaço Cidade Arquitectos

Inaugurado em setembro de 2011, o Museu da Baleia representa o trabalho de um edifício cuja principal função é a de desenvolver o tema da Baleia, além de outros aspectos como a vigilância do meio ambiente, a pesquisa científica, a biblioteca científica, um auditório e um centro de exposição.

© Cortesi de Espaço Cidade Arquitectos

A área do projeto com um total de 5964 m² está dividida em quatro níveis, onde podemos encontrar várias zonas, como biblioteca, lojas de artesanato, cafeteria, centro de monitoramento ambiental, escritórios científicos (2º pavimento) com 1500m²; um auditório, sala de exposições e a loja do museu (1º pavimento) com 1055m²; salão de exposição dos temas de baleias, área técnica e estacionamento (térreo) com 2477m²; área de pesquisa e laboratórios (subsolo) com 912m².

© Cortesi de Espaço Cidade Arquitectos

O museu também conta com jardins numa área total de 3425m² e inclui uma conexão direta do mar até o interior do edifício.

Corte

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Espaço Cidade Arquitectos
  2. Arquiteto Responsável: João Silva Vieira
  3. Colaboradores: Helder Cláudio, Jorge Bernardo, Luís Portela

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Museu da Baleia / Espaço Cidade Arquitectos" 21 Nov 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/82090/museu-da-baleia-espaco-cidade-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.