O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Para Três Irmãs / Blancafort-Reus Arquitectura

Casa Para Três Irmãs / Blancafort-Reus Arquitectura

  • 14:00 - 1 Outubro, 2012
  • por Gica Fernandes
Casa Para Três Irmãs / Blancafort-Reus Arquitectura
Casa Para Três Irmãs / Blancafort-Reus Arquitectura, © David Frutos
© David Frutos

Há muito tempo, em um belo povoado português, vimos uma casa em cuja soleira da porta lia-se “meu sonho”.

Tem algo mais inspirador que o objetivo de realizar um sonho.

© David Frutos

Este projeto busca cumprir com o desejo compartilhado por três irmãs. Um lar integrado à paisagem e à tradição da zona, que respeitasse o meio ambiente, e cheio de espaços onde desfrutá-lo.

Este refúgio, então, é organizado como três unidades independentes, três irmãs e suas famílias, três habitações com belas vistas e boa orientação, mas também com certa intimidade entre elas. Três residências juntas, mas não misturadas, a não ser por alguns espaços em comum, um campo, um pátio comum, um lugar onde cabem todos os primos, um lugar onde cabem todos os amigos.

© David Frutos

Como objetivo arquitetônico, a habitação funde-se à paisagem circundante, um vale de vinhas e oliveiras, deixando claro sua geometria confusa e sua materialidade. Uma arquitetura desinibida que permanece a espera de transforma-se conforme a passagem do tempo, já que o sol irá tornar suas fachadas acinzentadas, e sinais de uma vida alegre começarão a aparecer. A construção é simples, com materiais e técnicas regionais, com um revestimento abrangente e característico de pinheiro tratado, com certificado PEC, o que garante que a matéria-prima utilizada vem de uma exploração florestal ecológica, econômica e socialmente responsável.

© David Frutos

Neste sentido, também são empregadas estratégias que adaptam a habitação ao entorno climático no qual está situada, propiciando conforto e eficácia energética. Projeta-se a dimensão das aberturas em função da orientados das mesmas. Além disso, usam-se vidros de baixa emissividade e fechamentos exteriores que evitam, de forma eficiente, as perdas de calor no inverno e a entrada da radiação solar.

Planta 01

Neste sentido, e uma vez analisado o micro-clima do lugar, com invernos frios e verões quentes (ainda que pela noite a temperatura caia), opta-se por introduzir e maximizar a climatização fundamentada na biomassa, apostando-se na formação de uma geometria compacta, com matérias de alta inércia térmica para o interior, pisos de concreto e paredes de termo-argila, ao que se soma a colocação de um isolante continuo que evita pontes térmicas. Também foi utilizado um sistema de recolhimento da água pluvial para seu aproveitamento na irrigação da plantação.

Corte 01

Com a utilização da energia solar maximiza-se a economia energética, já que Murcia é uma das regiões com mais horas de radiação solar da Europa. As coberturas inclinadas ao sul servem de plataforma para integrar as placas no edifício. Esta arquitetura procurou reunir o saber ancestral e contemporanizar as soluções, oferecendo altas doses de coerência ética e estética, para oferecer a Irena, Minuca e Maria Ángeles um lugar onde desfrutar a vida.

© David Frutos

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Blancafort-Reus Arquitectura
  • Ano: 2011
  • Área construída: 425 m²
  • Endereço: Escorial, 50, casa 6, 08024, Barcelona. Espanha Barcelona Espanha
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Escorial, 50, casa 6, 08024, Barcelona. Espanha, Barcelona, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Colaboradores: Pepo Devesa Carrión, Arturo García Agüera, Tomás Larios Roca, Jose María Mateo Torres, Antonio J. Martínez Espinosa, Mario Méndez Cervantes
  2. Design de Interiores: Candy García
  3. Estruturas: Ginés Sabater
  4. Arquiteto Técnico: Octavio Artés

 


  1. Orçamento: 355,000.00 €

Sobre este escritório

Produto:

Veja mais:

Projetos Espanha
Cita: Gica Fernandes. "Casa Para Três Irmãs / Blancafort-Reus Arquitectura" 01 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/73150/casa-para-tres-irmas-blancafort-reus-arquitectura> ISSN 0719-8906