O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Teatro Wuxi / PES-Architects

Teatro Wuxi / PES-Architects

Teatro Wuxi / PES-Architects
Teatro Wuxi / PES-Architects, © Pan Weijun
© Pan Weijun

© Jussi Tiainen

Em 2008, a PES-Architects ganhou o primeiro prêmio no concurso internacional de arquitetura para a construção do Wuxi Grand Theatre. Os outros concorrentes eram bem conhecidos e provenientes de países como a Alemanha, França, Japão e Dinamarca.

© Kari Palsila

A ideia principal do projeto baseia-se em sua localização. A península artificial na área norte da costa do lago Taihu e a ponte da estrada próxima ao local tornam-no comparável ao que abriga a Sydney Opera House. Devido a esta localização a edificação é um marco impressionante, com um total de 50 metros como uma grande escultura desde a base até o terraço. Suas oito divisões do telhado se esticam sobre as fachadas protegendo-as do calor do sol.

Planta

O conceito de arquitetura é único: dentro das coberturas de aço existem milhares de lâmpadas de LED, que tornam possível mudar sua cor de acordo com o caráter das performances. Isto é possível, porque a parte inferior desses elementos é coberta por painéis de alumínio perfurado. Outra característica especial é o conjunto de 50 colunas de luz, cada uma com 9 metros de altura, que começam a partir do átrio da entrada principal, apoiam o teto do lobby central e continuam fora da entrada do lago até ele.

© Jussi Tiainen

Há uma forte característica chinesa, presente ao longo de todo o edifício: o uso em larga escala de bambu, que é tanto um material chinês tradicional, quanto um material moderno. Recentemente novos métodos para a produção e uso do bambu tornaram possível cobrir o Auditório Principal de Ópera, com mais de 15.000 blocos sólidos de bambu, todos individualmente moldados de acordo com as necessidades acústicas e com a imagem arquitetônica.

© Jussi Tiainen

Há também um material de caráter finlandês: quase 20 mil tijolos de vidro especialmente concebidos cobrem a parede curva do auditório da ópera no lobby junto ao lago. Natureza finlandesa, lagos e gelo, foram a inspiração arquitetônica.

© Kari Palsila

Referências anteriores de projetos internacionais do PES-Architects incluem o St Mary’s Concert Hall, na Alemanha e o aeroporto Helsinki-Vantaa, na Finlândia. Na China, um arranha-céu de uso misto de 192 metros de altura está em construção na cidade de Chengdu, resultado do primeiro lugar em um concurso internacional de arquitetura em 2009.

© Jussi Tiainen

Para enfatizar a experiência de estar há 8 anos no mercado de design e construção da China, o PES-Architects abrirá, em outubro de 2011, a companhia chinesa de design PES-Architects Consulting (Shanghai) Co. Ltd.

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:PES-Architects
  • Ano: 2012
  • Área construída: 78000 m²
  • Endereço: Wuxi Jiangsu China
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Madeira
  • Estrutura: Aço
  • Localização: Wuxi, Jiangsu, China
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: PES-Architects
  2. Fotografias: Jussi Tiainen, Pan Weijun, Kari PalsilaMartin Lukasczyk

Cita: Camila Bortoluzzi. "Teatro Wuxi / PES-Architects" 15 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/70944/teatro-wuxi-pes-architects> ISSN 0719-8906