Seminário Sociabilidades Subterrâneas: Identidade, Cultura e Resistência em Comunidades Marginalizadas / Rio de Janeiro - RJ

Seminário Sociabilidades Subterrâneas: Identidade, Cultura e Resistência em Comunidades Marginalizadas / Rio de Janeiro - RJ

O Itaú Cultural, em parceria com a Representação da Unesco no Brasil, a London School of Economics and Political Science (LSE) e a Fundação Itaú Social, convida para o Seminário Sociabilidades Subterrâneas: Identidade, Cultura e Resistência em Comunidades Marginalizadas.

O seminário apresentará os resultados da pesquisa que estudou os meios alternativos de integração desenvolvidos por comunidades socialmente vulneráveis, além de analisar a metodologia de trabalho com e para jovens utilizada pelos grupos AfroReggae e Cufa, com o objetivo de sistematizar recomendações para políticas públicas, sociedade civil, setor privado e outros parceiros.

Para expor os dados da pesquisa e apresentar os temas nela abordados, o encontro terá palestras que abordarão questões como respostas comunitárias ao crime e à violência; andaimes psicossociais e travessias de fronteiras na cidade.

As inscrições são gratuitas e sujeitas ao número de vagas.

Confira abaixo a programação completa do seminário.

Quinta 13 setembro

9h – 10h: Credenciamento e café

10h – 10h20: Cerimônia de abertura - com Zeca Camargo

10h20 – 10h40: Apresentação da pesquisa - profa. dra. Sandra Jovchelovitch – LSE

10h45 – 12h: Trajetórias de Vida na Favela e a Emergência de Respostas Positivas

Temas: O Eu: Trajetórias de Vida, Redes, Lazer; O Mundo Vivido da Favela; Juventude e Segurança; Respostas Comunitárias ao Crime e à Violência; Resistindo à Exclusão e Gerando Práticas Positivas.

Palestrantes:

Giselle Souza, Nega Gizza – cofundadora da Central Única das Favelas (Cufa);
Washington Rimas, Feijão – coordenador do AfroReggae;
Marcos Rolim – consultor em segurança pública e direitos humanos;
Julita Lemgruber – socióloga, coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes;
Paul Heritage – diretor do People’s Palace Projects, professor de teatro e artes cênicas da Queen Mary Universidade de Londres.

Mediadora: Marlova J. Noleto – coordenadora de ciências humanas e sociais da Unesco no Brasil.

12h – 12h30: Debate

12h30 – 14h: Intervalo para almoço

14h – 15h15: Fronteiras Urbanas, Mediações e Novos Atores Sociais

Temas: Cidade Partida/Cidade Comunicativa; Travessias na Cidade: do Morro para o Asfalto e do Asfalto para o Morro; “Conversando com o Inimigo”: Relações Favela-Polícia, Lições de AfroReggae/Cufa.

Palestrantes:

Celso Athayde – cofundador da Central Única das Favelas (Cufa);
José Junior – coordenador executivo do AfroReggae;
Paula Castro – professora associada do Departamento de Psicologia Social e das Organizações, Escola de Ciências Sociais e Humanas, do Instituto Universitário de Lisboa;
Gareth Jones – prof. dr. do Departamento de Geografia Urbana da London School of Economics and Political Science (LSE);
Antônio Roberto Cesário de Sá – delegado e subsecretário de planejamento e integração operacional da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

Mediador: Ricardo Henriques – superintendente executivo do Instituto Unibanco

15h15 – 15h45: Debate

15h45 – 17h: As Rotas das Sociabilidades Subterrâneas

Temas: Andaimes Psicossociais e Travessia de Fronteiras na Cidade; Lições para Políticas Públicas, Governo, Setor Privado, ONGs e Outros Parceiros; Como Apoiar e Consolidar Iniciativas que Promovam Andaimes e Travessias.

Palestras:

Robson Rodrigues – coronel, comandante do Estado-Maior da Polícia Militar do Rio de Janeiro;
Junia Santa Rosa – diretora e Secretária Nacional Substituta da Secretaria Nacional de Habilitação do Ministério das Cidades;
Jailson de Souza e Silva – fundador e coordenador do Observatório das Favelas;
Luis Eduardo Soares – especialista em segurança pública;
Antônio Jacinto Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social.

Mediador: Rogério Sottilli – secretário-excecutivo da Secretaria-geral da Presidência da República

17h – 17h30: Debate

17h30: Encerramento e apresentação cultural realizada pelo AfroReggae e pela Cufa

 

Teatro do Espaço Criança Esperança/Cantagalo
Rua Alberto de Campos, 12 – 1º andar – Ipanema – Rio de Janeiro
(O acesso se dará pelo elevador)

Fonte: Itaú Cultural

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário Sociabilidades Subterrâneas: Identidade, Cultura e Resistência em Comunidades Marginalizadas / Rio de Janeiro - RJ" 12 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-70708/seminario-sociabilidades-subterraneas-identidade-cultura-e-resistencia-em-comunidades-marginalizadas-rio-de-janeiro-rj> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.