O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Unidade de Cuidados Continuados do Juso / SARAIVA + ASSOCIADOS

Unidade de Cuidados Continuados do Juso / SARAIVA + ASSOCIADOS

Unidade de Cuidados Continuados do Juso / SARAIVA + ASSOCIADOS
Unidade de Cuidados Continuados do Juso / SARAIVA + ASSOCIADOS, © João Morgado
© João Morgado

© João Morgado

O presente projeto consiste na construção arquitetônica de uma Unidade de Assistência Médica de Média a Longa estadia e Convalescência. Foi implementado no edifício existente, a sede da “Standard Eléctrica” (Electric Factory), localizado na Aldeia de Juso (Portugal).

© João Morgado

Uma das principais preocupações deste projeto foi a manutenção das características volumétricas e, portanto, a intervenção escolhida revela principalmente nos espaços interiores, nos acabamentos exteriores novos e na integração de todos os requisitos essenciais para a boa funcionalidade de uma Unidade de Assistência Médica .

© João Morgado

O edifício é composto de cinco andares acima do solo e um subterrâneo e tem uma capacidade para 73 leitos. Uma vez que é sobre a regeneração de um edifício já existente, a necessidade foi a criação de uma imagem moderna e sóbria. Portanto, o investimento se concentrou no estudo de soluções construtivas que garantiriam isolamento térmico em fachadas, janelas / portas e telhados. Estes sistemas devem contribuir de forma decisiva para a resistência, durabilidade, higiene e fácil manutenção de todo o complexo. A nova imagem do Edifício resulta da interpretação de vários elementos formais de construção do existente versus a visada funcionalidade do programa versus as diversas legislações em matéria de especialidades.

Planta 01

O resultado é verificado na redução de janelas, criando aberturas suficientes para iluminar cada compartimento e que permitiram a criação de fachadas, que foram ritmicamente marcadas por ‘rasgos’. Este jogo oferece um visual harmonioso e contemporâneo ao edifício. Todas as entradas têm recursos avançados, quer a nível visual ou em um nível funcional.

© João Morgado

Por exemplo, o pico que está associado à entrada principal não apenas enfatiza isso, mas também protege os usuários de condições climáticas exteriores. A mesma ideia é realmente aplicada à  entrada dos pacientes, já que são as áreas exteriores mais frequentadas. Além disso, o uso de uma pérgola metálica bem na saída da casa mortuária a esconde das áreas mais próximas circundantes.

© João Morgado

Isto quer dizer que todos os materiais foram aplicados com o objetivo de realçar cada forma e volume do edifício, tornando a leitura geral clara e simples.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:SARAIVA + ASSOCIADOS
  • Ano: 2012
  • Área construída: 5000 m²
  • Endereço: Aldeia de Juso Cascais Portugal
  • Tipo de projeto: Institucional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Aldeia de Juso, Cascais, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: SARAIVA + ASSOCIADOS
  2. Cliente: Casais – Engenharia e Construção, S.A.

Cita: Paula Garcia Monteiro. "Unidade de Cuidados Continuados do Juso / SARAIVA + ASSOCIADOS" 12 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/70567/unidade-de-cuidados-continuados-do-juso-saraiva-mais-associados> ISSN 0719-8906