O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Complexo Daegu Mosaic Gardens / Jerde

Complexo Daegu Mosaic Gardens / Jerde

Complexo Daegu Mosaic Gardens / Jerde
Complexo Daegu Mosaic Gardens / Jerde, © Cortesia de Jerde
© Cortesia de Jerde

© Cortesia de Jerde

Contexto
Iniciado como um concurso para revitalizar um parque de estacionamento adjacente ao Estádio Daegu da Copa do Mundo, Jerde foi contratado para o projeto ao submeter seu conceito extremamente icônico, uma superfície de mosaicos e formas orgânicas inspiradas na indústria têxtil de Daegu. O projeto também foi inspirado no Estádio Daegu como um símbolo de unidade mundial – a superfície de mosaico do novo espaço é uma metáfora para o entrelaçamento das diversas culturas do mundo que visitaram este novo espaço social e este centro de entretenimento, exibições, restaurantes e atividades esportivas.

© Cortesia de Jerde

Focando nas necessidades das populações locais, Daegu Mosaic Gardens é projetado como um ambiente auto-sustentável, cultural e com uma coleção artística para um espaço comunitário indoor/outdoor expressado através de jardins vivos, parques nas coberturas, elementos de água e paisagismo que transformam a área num oásis urbano. Conjuntivo e comunitário, Daegu Mosaic Gardens transforma a área em algo além de um escape do esporte, sendo uma nova sequência ativa que leva os visitantes do Estádio da Copa do Mundo, para o estádio secundário e o futuro estádio de beisebol, através de um passeio público repleto de atividades sociais.

Croquis 01

Experiência
Mosaic Gardens é o segundo projeto sul-coreano de Jerde inaugurado em Agosto de 2011. E também é o segundo projeto em conjunto com o Dosi&Saram Co., Ltd., após serem previamente contratados para projetar o Centro Comercial City 7 em Changwon que abriu 2008 e tem sido um sucesso estrondoso como o varejo mais popular e centro de lazer da área.

© Cortesia de Jerde

Até a data, a empresa levou seu conceito de design em mais de 25 projetos pela região, incluindo D3 City (2011) e Star City (2008) em Seul; Chagwon City (2008); Habjung em Seul, com conclusão prevista para 2012; e Eunpyung New Town, com conclusão prevista para 2014. Com a experiência de Jerde no mercado sul-coreano desde seu primeiro projeto no país, em 1996 – o projeto para o centro comercial e componentes de entretenimento na sede da Samgung – e seus conhecimentos estabelecidos no entretenimento comercial, o escritório continua a definir precedentes para desenvolvimentos urbanos em todo o mundo, demonstrando com Daegu Mosaic Gardens os verdadeiros potenciais das culturas locais num projeto.

© Cortesia de Jerde

Projeto
Daegu Mosaic Gardens traz um impressionante complexo de entretenimento, de 50 mil metros quadrados, conectado ao Estádio da Copa do Mundo Daegu que irá aumentar a experiência do público no local do evento desportivo internacional. Inspirado pela icônica cobertura curva do estádio que simboliza a união das pessoas do mundo, as paredes exteriores do Mosaic Garden são cobertas por padrões de mosaicos coloridos que são uma metáfora para a variedade cultural do planeta. Esta arquitetura distinta do mosaico nas paredes é influenciada pela indústria têxtil regional e retalhos de tecidos coloridos.

© Cortesia de Jerde

O novo complexo é erguido no lote do estacionamento do estádio numa forma de grande espiral com o espaço comercial e de entretenimento ocupando dois níveis abaixo do solo. Uma série de passarelas de pedestres e parques elevados proporciona uma rota entre o exterior e o interior contínua que liga os espaços de entretenimento e comercial com o complexo de esportes adjacente.

Planta pavimento térreo

A peça central do complexo comercial e de entretenimento é o Water Garden, um pátio ajardinado afundado ao ar livre com elementos da água que oferecem um novo espaço de eventos e lazer para a comunidade. As lojas, restaurantes e locais de lazer são arranjados em distritos em volta do Water Garden, com “becos” radiais e paredes de cortinas de vidro fornecendo luz natural e vistas para os jardins de diversos locais dentro das áreas subterrâneas. A zona de entretenimento é ancorada por um auditório com 1400 lugares flexíveis e possui seis salas de cinema.

© Cortesia de Jerde

Junto do projeto há uma amostra ampla de expressões naturais que melhoram as qualidades orgânicas e o parque – como para criar um oásis verde para os visitantes. Características sustentáveis do complexo incluem o uso de águas cinza para irrigação de plantas, aquecimento e resfriamento geotérmico e materiais reciclados utilizados no paisagismo.

Maqueta

Projetado para ser um marco na paisagem de Daegu, quarta maior cidade da Coreia do Sul, Mosaic Gardens introduz um novo modelo para áreas desportivas – relacionado à locais de entretenimento, oferecendo lazer, exibições, restaurantes e atividades familiares.

Fachadas

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Jerde
  • Ano:
  • Área construída: 50000 m²
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Daegu, Coreia do Sul
  • Implantação no terreno: Isolado
  1. Completo em: 2011

Sobre este escritório
Jerde
Escritório
Cita: Victor Delaqua. "Complexo Daegu Mosaic Gardens / Jerde" 28 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/61631/complexo-daegu-mosaic-gardens-jerde> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.