O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Tekfen Kagithane Ofispark / Emre Arolat Architects

Tekfen Kagithane Ofispark / Emre Arolat Architects

Tekfen Kagithane Ofispark / Emre Arolat Architects
Tekfen Kagithane Ofispark / Emre Arolat Architects, © Cortesia de Emre Arolat Architects
© Cortesia de Emre Arolat Architects

© Cortesia de Emre Arolat Architects

A Torre Tekfen, um investimento proeminente que o escritório Emre Arolat Architects desenvolveu recentemente foi construído no eixo Levent-Maslak, na avenida Buyukdere, a mais nova espinha dorsal de comércio de Istambul. Considerando sua representação arquitetônica e seu interior cheio de vida, a Torre Tekfen é um típico exemplo de estruturas de escritórios que foram construídas no final do século.

© Cortesia de Emre Arolat Architects

Pode-se dizer que essa estrutura – que possui qualidades altamente competentes em termos de precisão tecnológicas comparadas com seus similares – foi feita independente de seu entorno, utilizando-se de técnicas sustentáveis e equipamentos funcionais.

© Cortesia de Emre Arolat Architects

O eixo comercial que continua ao longo da Avenida Buyukdere desaparece na floresta do norte da região de Maslak. A região de Boğaziçi que fica a esquerda do leste é um distritito residencial que já atingiu sua capacidade construtiva. Uma transformação radical em um futuro próximo nessa região não era esperada. É evidente que o anseio por novas regiões comerciais que esse eixo produz faz da região de Kagithane uma área primitiva que foi o centro industrial mais proeminente do modernismo de Ottoman até o último quarto do século XX.

Maquete

Parece inevitável que os mais importantes potenciais de transformação sejam revelados nesse vale e em seu entorno, especialmente os investimentos feitos em Halic nos últimos anos. O Kagithane Office Park é um investimento do TekfenGroup, que previu o potencial na região. É interessante ver a busca desse grupo por um novo edifício de escritórios para essa região, já que eles também são os investidores da Tekfen Tower. Por outro lado, outros projetos que também estão na mesma região e que têm surgido nos últimos anos demonstram claramente que o grupo não está sozinho em suas previsões.

© Cortesia de Emre Arolat Architects

A transformação em Kagithane não será unidirecional, no entanto não é difícil estimar que as ações que irão surgir para resolver o ambiente físico atual existente -que é o instrumento crucial de transformação – irá também trazer junto com ele problemas sociais. Isso irá inevitavelmente aparecer como um fardo para o arquiteto, que é acostumado a analisar os fatos proeminentes do contexto.

© Cortesia de Emre Arolat Architects

A estrutura existente, os padrões sociológicos, as ambições que são engatadas pelos potenciais de transformação e as expectativas do grupo de investimento que a Tekfen Tower são realidades interligadas e colocam ainda mais peso sobre esse fardo. Pode-se afirmar facilmente que a tensão que é produzida por essa situação se demonstra diferentemente em cada projeto é o critério mais importante no design do Office Park Project.

© Cortesia de Emre Arolat Architects

Na primeira fase do projeto, o local e seu entorno foram analisados profundamente e as diferentes camadas sociológicas e físicas na região foram decompostas. O padrão existente foi examinado em seu atual estado fazendo futuras projeções como modelos de transformação de propriedade e de procedimentos de reabilitação. Os modelos digitais são altamente detalhados e compreensíveis, simplificando na hora de pensar sobre diferentes escalas de experiências de percepção e efeitos topográficos.

© Cortesia de Emre Arolat Architects

Como uma das decisões mais críticas do projeto a elaboração de várias possibilidades de fragmentação derivadas do padrão dos edifícios do entorno f contrasta com a aproximação totalitária em relação a prédios praticada por grande parte dos escritórios. A proposta para esse tipo de fragmentação seria mais atraente assim como providenciaria oportunidades de usos flexíveis na coordenação e no processo de marketing. Paralelamente, esse processo de abstração foi utilizado para tomar decisões relacionadas às superfícies. Os parâmetros de proporção de cheios e vazios, os efeitos de cores e texturas, as percepções internas e externas, os níveis de iluminação e a ventilação natural também ajudaram a escolher superfícies e materiais.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:EmreArolat Architects
  • Ano: 2007
  • Área construída: 30000 m²
  • Tipo de projeto: Empresarial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Pedra e Madeira
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Istambul, Turquia
  • Implantação no terreno: Isolado

Cita: Camila Bortoluzzi. "Tekfen Kagithane Ofispark / Emre Arolat Architects" 01 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/57031/tekfen-kagithane-ofispark-emre-arolat-architects> ISSN 0719-8906