O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Igreja Nossa Senhora das Necessidades / Célia Faria + Inês Cortesão

Igreja Nossa Senhora das Necessidades / Célia Faria + Inês Cortesão

Igreja Nossa Senhora das Necessidades / Célia Faria + Inês Cortesão
Igreja Nossa Senhora das Necessidades / Célia Faria + Inês Cortesão, © FG + SG - Fernando Guerra, Sergio Guerra
© FG + SG - Fernando Guerra, Sergio Guerra

© FG + SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A igreja encontra-se implantada no centro de uma aldeia muito povoada. A intervenção tem por base um edifício, anteriormente construído, cujo interior se encontrava em tosco.

Partimos da ideia de construir o silêncio: num mundo cheio de ruído, a igreja representa uma pausa, um momento de paz e de reflexão. O carácter espiritual está presente mas não intimida, antes protege.

© FG + SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A escolha dos materiais, a forma de moldar a luz natural e artificial e o despojamento do espaço de imagens, tiveram com objectivo principal a busca da harmonia sem a qual não existiria o silêncio.

A assembleia desenvolve-se em forma de anfiteatro à volta do presbitério, lugar onde é transmitida a palavra de Deus e onde está colocado Cristo. A sua presença fisica está representada numa cruz em latão polido, sobre uma cruz feita de luz, um rasgo recortado na parede, ao centro do altar.

© FG + SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A partir dos recortes do alçado desenhámos o tecto e introduzimos iluminação quer zenital quer artificial ligando cada um dos recortes do alçado curvo com os vãos situados sobre o altar. Esta forma, que se assemelha a um ostensório, procura reforçar a ideia de luz divina, ao convergir o nosso olhar para o ponto cardeal onde a luz naturalmente nasce e onde está situada a cruz. Daí é espalhada, à semelhança dos raios de sol, para todo o espaço.

© FG + SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Toda a parede frontal, como um longo retábulo, é composta por um grande painel rendilhado em madeira, uma composição vertical de finos prumos de madeira e linhas de luz. Agora numa interpretação contemporânea da técnica da talha dourada – técnica escultórica em madeira talhada e revestida a ouro usada nos retábulos. A eleição da madeira confere temperatura ao espaço.

Planta

Para as celebrações diárias, foi criada uma pequena capela, como uma ábside, contígua à assembleia. A forma inclinada do tecto da assembleia é repetida na capela, sem tocar na parede do altar, permitindo que a luz entre e se espalhe, enfatizando o momento solene.

© FG + SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Célia Faria + Inês Cortesão
  • Ano:
  • Endereço: Chãs Leiria Portugal
  • Tipo de projeto: Religioso
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Madeira
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Chãs, Leiria, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetas: Célia Faria + Inês Cortesão
  2. Equipe de projeto: Marco dos Santos, Liliana Pereira
  3. Engenharia Industrial: Manuel Rodrigues Vieira, Mário Rui Gomes Santos
  4. Engenharia Acústica: João Barrento da Costa
  1. Cliente: Comissão da Igreja de Chãs
  2. Conclusão: 2011

Sobre este escritório
Cita: Jorge Alves. "Igreja Nossa Senhora das Necessidades / Célia Faria + Inês Cortesão" 27 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/56243/igreja-nossa-senhora-das-necessidades-celia-faria-mais-ines-cortesao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.