O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Golden Workshop / Modulorbeat Ambitious Urbanists & Planners

Golden Workshop / Modulorbeat Ambitious Urbanists & Planners

Golden Workshop / Modulorbeat Ambitious Urbanists & Planners
Golden Workshop / Modulorbeat Ambitious Urbanists & Planners, © Christian Richters
© Christian Richters

Do dia 26 de Fevereiro a 28 de Maio esteve em exibição em Münster o “Golden Glory. Medieval Treasury Art in Westphalia”, desenvolvido pelo Westfalen-Lippe Regional Council, a diocese de Münster e o grupo “Religion and Politics” na Universidade de Münster. A exposição apresentou alguns os melhores trabalhos de ourives desde o período medieval de Westphalia, contendo peças sacras seculares, símbolos do poder da riqueza de seus antigos donos, observadas a partir da praça de 1500m² na qual se é inserida. Tudo isso foi mostrado em dois lugares diferentes da cidade simultaneamente: no LWL State Museum for Art and Cultural History e no Domkammer ( St. Paul’s Cathedral Treasury).

© Christian Richters

Ambos locais ficam à margem do Münster Domplatz (praça da catedral), no entanto, o museu LWL foi frequentemente renovado e a entrada do Domkammer é difícil de encontrar.

Apresentar os objetos históricos vira mote do programa, vinculado à mostra do processo artesanal de como eles foram confeccionados. Assim surgiu a ideia de um pavilhão que contenha workshops relacionados ao ouro além de servir de ponto de informação.

© Christian Richters

Münster’s Glittering Gold Pavilions, 2007 e 2012

O grupo de arquitetura Modulorbeat, composto por Marc Günnewig e Jan Kampshoff, pensou no pavilhão para que fosse temporário e de alguma forma portátil no sentido de poder ser desmontado e montado novamente em outro lugar. Ele foi projetado em 2007 para o “skulptur projekte münster”, nascido da procura de Günnewig e Kampshoff em procurar um tema para um seminário; assim, o desenvolvimento do projeto contou com a ajuda dos alunos da Münster School of Architecture (msa).

© Christian Richters

Esses grupo de estudantes variaram através do semestre de desenvolvimento do projeto, que chegou a sua forma final depois de ser muito estudado, pensado, linkado, revisado, descartado e então revisado de novo, uma vez que a localização precisa foi determinada em Domplatz. Assim que a  decisão final foi tomada, com um segundo grupo de estudantes, eles começaram planejar a realização do pavilhão de 95 m², que foi completo em um tempo de 6 semanas.

Planta

Para compensar o declive de Domplatz, o pavilhão foi construído sobre uma base de concreto moldado in loco e madeira, o que deixou quando as formas foram desmontadas, compondo com seu desenho. O prédio se dispõe em forma de cruz, dividido em quatro alas. Cada ala se afunila do centro para as extremidades, gerando um efeito convidativo para os visitantes, com o caminho interno se abrindo para a área central de workshop.

As paredes foram feitas de painéis de madeira compensada. Do lado de dentro a madeira é visível, virada para a área onde é feita a fundição e criando uma atmosfera rústica e alegre. Já do lado de fora, a fachada é coberta por painéis em tons dourados e de cobre. O perfil vertical e rugoso dos painéis cintilantes ao longo de cada uma das 4 alas se afunila ao centro, criando um ritmo dinâmico, no qual o metal brilhante se mistura com um jogo de luz e sombra que se alterna conforme o caminho do sol.

© Christian Richters

Os elementos de vidro presentes nas grandes aberturas, se abrem para o prédio completamente, então a vista do exterior alcança dentro da sala de fundição e é possível ter uma ver a abertura oposta, através do eixo ligeiramente inclinado. O pequeno prédio toma profundidade e complexidade, com essas inflexões revelando diferentes perspectivas. A arquitetura reflete o tema da exibição não somente com seu invólucro brilhante, mas com o fino artesanato e detalhes cuidadosos não usuais, especialmente para um pavilhão temporário.

© Christian Richters

Usando uma reduzida seleção de materiais e cores, o design do interior do pavilhão permite a concentração requerida para o trabalho meticuloso realizado em seu interior. Piso, teto e paredes são, como todo o restante do mobiliário, trabalhados em madeira de cor clara, isso inclui a porta deslizante, através da qual a fundição pode ser separada da área de informação. Com intuito de criar um contraste, tudo o que é diretamente ligado ao trabalho foi pintado de preto: as lâmpadas de mesa, as superfícies de trabalho, os grampos, e até mesmo os radiadores, cabos de lâmpada e a pia da cozinha; isso faz com que a cor dourada se destaque e seja mais reconhecível.

© Christian Richters

Todos os elementos usados são de baixo custo, a partir de componentes padronizados que podem ser encontrados em qualquer loja de informática. O design consistente e o esquema de corres uniforme transformam fazem de tais elementos peças elegantes.

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Modulorbeat Ambitious Urbanists & Planners
  2. Colaboradores: Estudantes do Msa | Münster School of Architecture
  3. Equipe de Design: Marc Günnewig and Jan Kampshoff with Hélène Bangert, Andre Becker, Rainer Borgmann, Daniel Gardeweg, Anne Gerling, Marta Hristova, Frederick Rode, Eric Sievers
  1. Cliente: LWL State Museum for Art and Art History, Münster (D)
  2. Custo da Edificação: € 160,000

Sobre este escritório
Modulorbeat Ambitious Urbanists & Planners
Escritório
Cita: Camila Bortoluzzi. "Golden Workshop / Modulorbeat Ambitious Urbanists & Planners" 18 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/53069/golden-workshop-modulorbeat-ambitious-urbanists-e-planners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.