O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Loft Bauhaus / Ana Paula Barros

Loft Bauhaus / Ana Paula Barros

Loft Bauhaus / Ana Paula Barros
Loft Bauhaus / Ana Paula Barros, © Edgard Cézar
© Edgard Cézar

Escola que inspirou o Modernismo inspira Ana Paula Barros no loft, ambiente de 160m², que faz homenagem à arquitetura brasileira e se dá através de elementos buscados na Bauhaus, famosa escola alemã somadas ao modernismo de Oscar Niemeyer e Lucio Costa no Brasil.

© Edgard Cézar

Inspirado na famosa Casa Farnsworth de Mies Van der Rohe, um dos fundadores da Bauhaus e adaptador do conceito “less is more”, o espaço explora também quatro dos cinco pontos da arquitetura moderna: planta livre, pilotis, fachada livre e janelas em banda. Embora as linhas retas e a arquitetura limpa estejam presentes na concepção arquitetônica, os elementos naturais e orgânicos como pedra, ferro, e madeira, que são uma constante no trabalho de Ana Paula, conferem aconchego e acolhimento imprescindíveis a uma casa para se admirar e, principalmente, para se viver.

© Edgard Cézar

O ambiente é composto por uma grande sala/home/jantar, que também assume a função de varanda. O quarto e banheiro ficam em um mesmo ambiente, tendo apenas o vaso sanitário escondido.

© Edgard Cézar

A banheira se abre ao jardim externo por um pano de vidro enorme. A cozinha, que não recebe fechamentos, fica na parte oposta ao quarto e está integrada ao ambiente de jantar por um grande vão de abertura.

© Edgard Cézar

A preocupação com a sustentabilidade é constante no projeto. Suspensa do piso, a casa possui ventilação superior, recursos que auxiliam nas ventilação e conforto térmicos. No clima quente e húmido do Brasil a casa foi suspensa 60cm do chão para que o piso não tocasse o solo evitando receber os desconfortos climáticos.

© Edgard Cézar

A instalação hidráulica e elétrica pode ser feita sob o piso, sem a necessidade de escavações e com maior facilidade de manutenção.

© Edgard Cézar

Os vãos abertos acima da viga, fazem com que o ar quente que sobe tenha uma saída, aliados aos panos de vidro que se abrem todos, impõem uma sensação térmica agradável ao ambiente, diminuindo a necessidade do uso de ar condicionado.

© Edgard Cézar

Pensando na sustentabilidade, os materiais utilizados para revestimento, são pinus de reflorestamento autoclavado, estrutura metálica de restos de construção e pedras brasileiras cortadas.

© Edgard Cézar

Um desenho de chapas de ferro entre as pedras remetem ao neoplasticismo de Mondrian. O acesso à casa é feito por uma rampa e a edificação não possui desníveis, o que facilita ao morador com necessidades especiais de se locomover pelo ambiente.

© Edgard Cézar

Móveis despojados , com capas e linhos claros e leves compõem a decoração. Os móveis são todos de designers brasileiros, incluindo a Poltrona Radar de Carlos Motta, a luminária arco de Achille Castiglioni  e quadros do artista brasileiro Marcelo Solla.

© Edgard Cézar

Texto cortesia de Ana Paula Barros

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Ana Paula Barros
  • Ano: 2011
  • Área construída: 160 m²
  • Tipo de projeto: Efêmero
  • Operação projetual:Instalação
  • Status:Construído
  • Materialidade: Pedra e Vidro
  • Estrutura: Aço e Concreto
  • Localização: Brasília, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquiteta: Ana Paula Barros
  2. Colaboradora: Arquiteta Débora Ribeiro

Informação Complementar:

  1.  Obra: RHC Construtora
  1. Iluminação: Inovar Iluminação
  2. Móveis: Hill House
  3. Pedras: Pedras Bellas Artes
  4. Armários: Ornare
  5. Pedras: M Cunha
  6. Piso em madeira: By Silva Marcenaria
  7. Adornos: Cássio Veiga
  8. Obras de Arte: Galeria Referência

Cita: Joanna Helm. "Loft Bauhaus / Ana Paula Barros" 06 Jun 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/52684/loft-bauhaus-ana-paula-barros> ISSN 0719-8906