O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Musée de la Romanitée Narbonne / Foster + Partners

Musée de la Romanitée Narbonne / Foster + Partners

Musée de la Romanitée Narbonne / Foster + Partners
Musée de la Romanitée Narbonne / Foster + Partners, © Foster + Partners
© Foster + Partners

Foster + Partners foi premiado em primeiro lugar para o projeto do museu em colaboração com Adrien Gardere para Narbonne, no sul da França.  O acervo principal do museu inclui mais de 1000 antigos blocos de pedras funerárias em relevo, escavados de um local arqueológico próximo, o passado histórico de Narbonne é marcado por um porto Romano vital que deixou um legado impressionante de edifícios e relíquias antigas. Dentro do novo projeto, Foster + Partners criou uma parede para inserir as pedras que irão atuar como uma barreira natural para separar as galerias públicas das áreas mais privadas de restauração. O edifício também irá reforçar a ligação forte entre a água e os jardins através das adjacências do terreno para o Canal Du Midi.

© Foster + Partners

A parede de pedra servirá como um grande ponto focal para as galerias, permitindo aos visitantes desfrutar desta surpreendente descoberta arqueológica em uma configuração que pode ser facilmente reconfigurada e utilizada como uma ferramenta ativa para a aprendizagem.

Além do muro de pedra, o edifício incorpora galerias para exposições permanentes e temporárias, um centro de educação multimídia e biblioteca, assim como instalações para administração, restauração e armazenamentos. Todos os espaços são organizados sob uma cobertura de concreto, que fornece massa térmica e contribui para uma estratégia ambiental global. Ela é elevada acima de um clerestório, pontuada com poços de luz e se estende para sombrear uma praça pública em torno do museu.

Fomos inspirados pela configuração, pelo clima de Narbonee e pela fascinante coleção de artefatos Romanos da cidade. Os jardins irão fortalecer a ligação com o canal e o entorno, e em seu coração estará um simples, eficiente energeticamente, museu. Todas as paredes internas, e até mesmo algumas externas, podem ser reorganizadas – sua flexibilidade espelha o local de escavação ao vivo, um abrigo para acomodar esta ‘revelação’”, explicou Spencer de Grey, Parceiro Senior e Chefe de Projeto no Foster + Partners.

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Foster + Partners
  • Ano: 2012
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Concurso
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: França
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

Arquitetura: Foster + Partners e Adrien Gardere

Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "Musée de la Romanitée Narbonne / Foster + Partners" 31 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/51215/musee-de-la-romanitee-narbonne-foster-mais-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.