Creche Familiar em Drulingen / Fluor Architecture

Situado num pedaço muito pequeno de terra, o projeto que foi enriquecido pela resistência do terreno contra o seu objetivo. Primeiramente, esta “Creche Familiar” é um espaço de vivência onde as crianças prosperam e um local de trabalho para o pessoal. O edifício é o local para este ambiente em todos os aspectos, mas também precisa de uma dimensão poética.

© Fluor Architecture

A instalação é vista como um casulo que abriga os mais frágeis, que evoca a noção de tranquilidade para trás da proteção. O rigor e a limpeza reinam neste espaço de lazer onde a criança inicia sua vida social. Introvertido na aparência, o edifício é protegido por uma concha de madeira – um envelope nos significados físicos e simbólicos do termo. Considerado como uma pele de proteção do mundo acelerado, este envelope incorpora a noção duma fronteira entre o cotidiano e o ambiente quente e aconchegante da “Creche Familiar”.

© Fluor Architecture

O Programa

A construção desta “Creche Familiar” reúne diferentes entidades: uma creche flexível de atendimento para 40 crianças, centros de acolhimento para pais e filhos, uma instalação de babás, centro de atenção para 30 crianças, assim como uma cozinha para 100 refeições. O programa ainda inclui a concepção dos exteriores (jardins, zonas verdes e parques de estacionamento). Os espaços “drop-off” e os seus arredores são financiados pelo município (orçamento realizado no final de 2010).

© Fluor Architecture
© Fluor Architecture

Restrições do Terreno
A forma do terreno é mais ou menos triangular e muito exígua. Há uma delegacia existente sobre ele (posteriormente remodelada em escritórios e habitação – não inclusos no programa). O terreno é localizado na entrada da cidade, margeando a estrada do condado local.

Planta 01
Planta 02

Sistema Construtivo
A estrutura de concreto (paredes de concreto e lajes de núcleos-ocos in-situ) é extremamente isolada para dar uma inércia térmica importante que ajuda a manter uma temperatura constante interior. Persianas de madeira sobre a estrutura de madeira estão ligadas à fachada por perfis de aço galvanizado.

Corte

Materiais

Envelope: Na rua, a malha “siberian larch” e revestimento (Silverwood) protegem o isolamento externo em celulose. Na parte de trás, o isolamento externo é coberto com um reboco de luz colorida (STO).

Todos os telhados planos são verdes (Sopranature). Exceção feita para o pátio no primeiro andar, que é coberto com uma placa de concreto à prova da água e rodeado por uma cerca de ritmo desigual (Oobamboo of Normaclo). As esquadrias são em “siberian larch” ou de pinhos pintados que são feitas pelo carpinteiro encarregado de todo o projeto.

No interior: em placas de gesso suspensas estão os tetos acústicos (Placo), o sistema de aquecimento do chão é coberto por um piso de borracha (Tarket). Os equipamentos sanitários são fornecidos por Villeroy e Bosch, os plugues e interruptores são da marca alemã Jung. O mobiliário infantil foi selecionado a partir do catálogo da Haba.

© Fluor Architecture

Desempenho Energético

Localizado na Alsácia, no nordeste da França, o projeto consome 140kWhep/m²/ano (para um alvo contextualizado de 156kWhep/m²/ano), portanto, um ganho de 10% em comparação com as orientações atuais de consumo de energia. O edifício pode ser considerado “HEP – High Environmental Performance (alto desempenho ambiental)” (o que não era uma exigência e não foi inscrito no orçamento pelo cliente).

 

Ficha técnica:

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Creche Familiar em Drulingen / Fluor Architecture" 22 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-49973/creche-familiar-em-drulingen-fluor-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.