O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa Arenas / AD11

Casa Arenas / AD11

Casa Arenas / AD11
Casa Arenas / AD11, © AD11
© AD11

A residência, que se encontra na esquina de um condomínio horizontal, busca sua intimidade olhando para dentro. O entorno pouco interessante, árido e altamente construído sugere não ser visto de frente senão com sutis perspectivas diagonais.  Os clientes, duas pessoas adultas, solicitava um projeto de apenas uma planta, evitando desníveis.

© AD11

A fronteira com as casas vizinhas de mais de um nível, foi um desafio pela convivência com elevações discordantes, pelo qual, se tomou a decisão de incluir pé-direto duplo nas áreas diárias. Isto não apenas integra a casa ao seu entorno, como ao mesmo tempo oferece uma sugestiva sensação de amplitude na composição interna da casa.

© AD11

O programa é simples: uma habitação principal, estúdio, áreas diárias, serviços e um quarto de visitas. O esquema em planta recorda as casas binucleares de Marcel Breuer, dois compartimentos ligados pelas circulações que se orientam no sentido norte-sul. No sentido estrito duma delas se organizam as áreas de serviço e áreas diárias (visitas), enquanto no outro estão os quartos e áreas de estudo (privado).

Planta térreo

Os dois núcleos estão contidos por uma parede tectônica e descontínua sobre a qual estão os ambientes de pé-direito duplo, a faixa branca é mostrada como uma base gerando um pátio tanto para as áreas diárias como as privadas e manifestando um gesto de contradição entre uma base moderna e tectônica, contra o peso dos corpos sólidos e contínuos que alcançam o nível dos vizinhos e arrematam a estrutura. Estes são feitos de um material orgânico, criado à base de areia do rio, argamassa e rebarba de aço oxidado.

© AD11

O passeio pelas luzes zenitais oferece espaços iluminados, que não necessitam de aberturas para o exterior, permitindo que a casa dirija a vista para seus pátios. A residência é um recinto que contém espaços contínuos que podem ser privados se for o desejado ou que podem ser compartilhados com um toque de intimidade.

Corte

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Equipe de projeto: Margarita Peredo Arenas, Salvador Macias Corona, Francisco Gutiérrez Peregrina
  1. Construção: Enrique Valencia

Sobre este escritório
AD11
Escritório
Cita: Victor Delaqua. "Casa Arenas / AD11" 16 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/48998/casa-arenas-ad11> ISSN 0719-8906