O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Igreja em L’Aquila / Antonio Citterio Patricia Viel & Partners

Igreja em L’Aquila / Antonio Citterio Patricia Viel & Partners

Igreja em L’Aquila / Antonio Citterio Patricia Viel & Partners
Igreja em L’Aquila / Antonio Citterio Patricia Viel & Partners, © Leo Torri
© Leo Torri

Esta é a proposta vencedora de um concurso para a construção de um complexo religioso, com as funções litúrgicas da igreja e um pequeno monastério, além do projeto de um refeitório de ajuda comunitária.

Planta pavimento térreo

O trabalho preliminar propunha dois edifícios independentes para as duas atividades – a adoração e a assistência- com o objetivo de manter o acesso e a circulação interior separados. A proposta final, entretanto, acaba com uma abordagem diferente, organizando a planta baseando-se em uma abadia cisterciense e combinando as funções em somente um organismo com um pátio interior-claustro.

© Leo Torri

A conexão entre a igreja e o volume do monastério, e a criação de um vazio interno separado do refeitório, permitiu uma distribuição bem mais eficiente, gerando um grande recuo na frente da igreja; um espaço exclusivo para os pedestres que estabelece a escala de um lugar de culto, apesar do pequeno tamanho do edifício.

© Leo Torri

A entrada ao átrio é conseguida através da construção de uma parede que ordena os espaços de acordo com um ritual preciso de acesso. O edifício é construído baseado em uma estrutura metálica revestida por painéis isolantes de madeira e lâminas de metal; o uso da cor cinza e um projeto especial  da cobertura de duas águas representam as características arquitetônicas do volume.

© Leo Torri

O aspecto simbólico do projeto surge no desenho da fachada da igreja, que foi inspirado no dispositivo típico da basílica renascentista, onde a fachada converte-se em um impressionante cenário para o espaço urbano.

© Leo Torri

A construção da fachada com ripas de madeira a transformam em uma espécie de tela de fundo com textura, capaz de expressar a transparência e a opacidade em diferentes condições de luz solar durante o dia.

Corte

Ficha técnica:

  1. Cliente: Ordem dos Frades de “São Bernardino” – Ass. Fraterna Tau Onlus

Cita: Marina de Holanda. "Igreja em L’Aquila / Antonio Citterio Patricia Viel & Partners" 06 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/47199/igreja-em-laquila-antonio-citterio-patricia-viel-e-partners> ISSN 0719-8906