O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Elysium / Richard Kirk Architect

Elysium / Richard Kirk Architect

Elysium / Richard Kirk Architect
Elysium / Richard Kirk Architect, © Scott Burrows
© Scott Burrows

O Lote 176 é o primeiro da série e apresenta um protótipo utilizando os mesmos materiais, método construtivo e idéias espaciais tal como uma paleta compartilhada.

© Scott Burrows

A residência do Lote 176 situa-se na parte mais alta a oeste do projeto Elysium com vista para os fundos da paisagem existente e para um campo de golfe mais distante. A residência ocupa a maior parte do invólucro do edifício e o volume de dois andares no centro proporciona luz e ventilação para todos os espaços internos.

© Scott Burrows

O volume central aguça o foco visual e funcional do projeto. O interior e o exterior estão unidos por suaves transições e pelo uso consistente de uma paleta restrita de materiais. Os materiais são basicamente madeiras expostas às intempéries, zinco, e acabamento oxidado que melhoram a aparência da madeira com o tempo, permitindo que as casas se mesclem com a paisagem local. Um desejo global para que os acabamentos aplicados sejam mantidos a um mínimo possível.

© Scott Burrows

A estratégia organizacional foi ditada pela topografia que permitiu que a garagem ocorresse num nível abaixo do térreo com os espaços sociais, os dormitórios acontecem no nível superior. A remoção da garagem do nível de estar principal permitiu que os esses espaços sociais se ligassem visual e fisicamente ao longo do eixo longitudinal do terreno retangular. Dessa forma esses espaços de convívio são tratados como um campo de espaços conectados, enquanto os dormitórios no nível superior são vistos como ninhos que flutuantes.

© Scott Burrows

O edifício é largamente aberto sobre o acesso curto para permitir visões fora do local com o nível do living utilizando telas de deslizamento para abrir o interior completamente para o exterior. As longas paredes em eixo são altamente sólidas e as aberturas são finalmente exibidas com madeira vertical para misturar com o revestimento de cedro vertical para dar a sensação de um robusto volume sólido dobrando-se ao longo das laterais.

© Scott Burrows

No eixo curto para o nível do quarto as aberturas são finamente mostradas com os membros de madeira horizontais que permitem a partir de dentro, vista para o exterior, apresentando simultaneamente um volume sólido embora com uma mudança sutil na textura. A seleção cuidadosa permite a abertura do edifício sem comprometer a segurança ou privacidade das habitações adjacentes.

© Scott Burrows

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Richard Kirk Architect
  • Ano: 2008
  • Endereço: Noosa, Sunshine Coast Queensland Austrália
  • Tipo de projeto: Uso Misto
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Aço e Metal
  • Localização: Noosa, Sunshine Coast, Queensland, Austrália
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Richard Kirk Architect


Informação Complementar:

  1. Engenheiro Estrutural: Bornhorst & Ward
  2. Engenheiro Hidráulico: Cooper & Associates

Sobre este escritório
Cita: Leonardo Márquez. "Elysium / Richard Kirk Architect" 03 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/46887/elysium-richard-kirk-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.