O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Campus Universidade Adolfo Ibañez / José Cruz Ovalle y Asociados

Campus Universidade Adolfo Ibañez / José Cruz Ovalle y Asociados

Campus Universidade Adolfo Ibañez / José Cruz Ovalle y Asociados
Campus Universidade Adolfo Ibañez / José Cruz Ovalle y Asociados, © Roland Halbe
© Roland Halbe

Este campus situado sobre os as colinas da cidade de Viña del Mar, em um terreno de 20 hectares com vistas para a cidade, a baía de Valparaíso e ao Oceano Pacífico, tenta criar um lugar singular para dar uma nova forma de vida universitária que faça uma relação entre estudo e contemplação.

© Roland Halbe

Os diferentes corpos que compõem o conjunto conformam um pátio protegido, cujas aberturas graduadas, enlaçando proximidade e distância, orientam o espaço em extensão e prolongam o pátio em um grande parque que se estende pelas colinas.

© Roland Halbe

Propõe-se que o novo estado de liberdade para os alunos seja a universidade, em relação ao colégio, e torna-se realidade ao habitá-la.

© Roland Halbe

Por isso as circulações e detenções tornam-se múltiplas: sempre é possível escolher entre diversos caminhos –para ir de um lugar a outro- e entre uma variedade de lugares para permanecer, dentro de uma espacialidade não homogênea cujas curvas e dobras, mudanças de tamanho e graduações entre a penumbra e o iluminado, constroem uma respiração espacial.

© Roland Halbe

Esta é articulada a partir de um espaço concebido como vazio interno, descolado do solo. Não se trata de pisos diferentes, mas sim de um acorde de múltiplos solos em distintos níveis, constituem lugares de resguardo (lugares de detención) que acolhem distintos programas.

© Roland Halbe

Ligar a continuidade para o pé com a variação para o olho –percursos fluídos e visões mutáveis do espaço- permite alongar o corpo e despertar os sentidos. É o modo como a experiência de habitar a universidade encontra-se com a forma. Pois, a educação pode ser entendida como o ensinar e aprender a dar forma; às coisas e os atos, aos meios, às ocorrências… ao nosso próprio pensamento. Porque a educação vence a resistência que cria o informe. A arquitetura, tocando nossos sentidos poder despertar esse apetite que, em distintos graus, todos têm pela forma. Esta pode ser a relação entre arquitetura e educação.

Nivel 1
Cortes Edifícios B, C, D

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:José Cruz Ovalle y Asociados
  • Ano: 2011
  • Área construída: 14500 m²
  • Área do terreno: 200000 m²
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Viña del Mar, Chile

Equipe:

  1. Arquiteto: José Cruz Ovalle y Asociados
  2. Arquitetos associados: Juan Purcell; Ana Turell y Hernán Cruz
  3. Colaboradores: Soledad de la Cuadra, Cristóbal Graf, Santiago Baltar, A.Monsalve, S. Undurraga, M.Castelló y J. Mahbubani

Informação Complementar:

  1. Engenharia estrutural: Pedro Bartolomé (B&B Ingeniería)
  2. Coordenação e Inspeção Técnica: Marcelo Rodríguez (PRY Ingeniería S.A.)
  3. Construção: Construtora Echeverría e Izquierdo
  1. Ano do projeto: 2008-2009
  2. Ano de execução: 2010-2011

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Campus Universidade Adolfo Ibañez / José Cruz Ovalle y Asociados" 20 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/44408/campus-universidade-adolfo-ibanez-jose-cruz-ovalle-y-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.