O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa UY / Estúdio RJ

Casa UY / Estúdio RJ

Casa UY / Estúdio RJ
Casa UY / Estúdio RJ, © Cortesia de Estúdio RJ
© Cortesia de Estúdio RJ

Uma casa na vila de José Ignácio.

Uma casa não é somente de quem a habita, mas também de quem a vê. (Provérbio chinês)

© Cortesia de Estúdio RJ

José Ignacio é um lugar privilegiado por sua paisagem e forma de vida. Ocupa uma península muito pequena, rodeada pelo mar e bonitas praias, onde a vida se desenvolve dentro de um clima desestruturado e informal. Era uma antiga vila de pescadores, com um traçado original de quarteirões subdivididos em lotes de aproximadamente 18×45 e elevados em relação ao nível do mar.

Em uma casa de veraneio é fundamental o uso e a qualidade dos espaços, ao mesmo tempo, o programa exigia uma superfície de m2 cobertos, que não deixava espaço suficiente para grandes extensões verdes.

© Cortesia de Estúdio RJ

A habitação é desenvolvida em dois pavimentos: uma base compacta e maciça, com largura e comprimento máximos permitidos pelas regulamentações da cidade, deixando o andar mais alto livre, como a cobertura de um barco, para desenvolver a parte pública, em uma estreita relação com semicobertos e descobertos.

© Cortesia de Estúdio RJ

O térreo contem os espaços mais privados, quartos, com extensões aos pátios laterais, o playroom com entrada independente e os banheiros.

O pavimento superior se articula mediante três volumes independentes soltos, de madeira e vidro, cujas fachadas fecham-se ao exterior, e são abertas ao interior, unidos por corredores de vidro, dispostos de forma que sejam criados pátios e galerias de diferentes escalas e situações climáticas, regulando o vento, as vistas, o sol e a privacidade.

© Cortesia de Estúdio RJ

Um oásis central (com uma palmeira) recebe a piscina, que é ladeada por duas galerias, a do living, com lareira e churrasqueira.

Dois pátios sombreados, o jardim e um deck completam os espaços exteriores.

As fachadas contínuas são de diferentes qualidades, segundo a orientação, os ventos e as vistas, opacas e fechadas ao sul e ao leste, que controlam os ventos constantes e as vistas vizinhas. A fachada oeste é completada com elemento entrelaçado e quatro palmeiras que controlam as vistas dos vizinhos.

Planta paisagista

O projeto do jardim

O térreo é rodeado por videiras que o camuflam no terreno. Arbustos nos muros e nos corredores laterais e ao fundo, criando um espaço verde único ao norte, que ajuda no controle dos ventos e das vistas.

© Cortesia de Estúdio RJ
© Cortesia de Estúdio RJ

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Estúdio RJ
  • Ano: 2011
  • Área construída: 590 m²
  • Área do terreno: 420 m²
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Madeira
  • Estrutura: Madeira e Madeira
  • Localização: José Ignácio, Uruguai
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Projeto de Arquitetura e paisagem: Estúdio RJ: Escritório Joselevich / Ana Rascovsky arqs.
  2. Colaboradoras: Fernanda Torres, Tamara Caplan
  3. Empresa construtora: Spagni
  4. Direção de obra: Maria Vecino
  5. Engenheiro estrutural: Eng. Gustavo Carreira (arg)/ Eng. Helios Pazos(uy)
  6. Engenheiro eléctrico: Jorge Barbot
  7. Calefação: Asuan
  8. Iluminação: Arturo Perussotti
  9. Instalação sanitária/ gás: Marcelo Pitamiglio

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Casa UY / Estúdio RJ" 14 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/43219/casa-uy-estudio-rj> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.