O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Anunciados os Premiados para o Novo Museu da Bauhaus Museum em Weimar

Anunciados os Premiados para o Novo Museu da Bauhaus Museum em Weimar

Anunciados os Premiados para o Novo Museu da Bauhaus Museum em Weimar
Anunciados os Premiados para o Novo Museu da Bauhaus Museum em Weimar, 2° Lugar - Johann Bierkandt, Landau
2° Lugar - Johann Bierkandt, Landau

O júri internacional, presidido pelo Prof. Jörg Friedrich (Hamburgo), premiou dois segundos lugares e dois terceiros lugares na competição internacional de projetos arquitetônicos para o Novo Museu da Bauhaus em Weimar. A proposta da competição é encontrar uma solução arquitetônica inovadora, sustentável, eficiente energeticamente e museologicamente pertinente para o novo museu que tira o máximo partido do potencial de planejamento urbano do Weimarhallenpark. O anúncio dos vencedores conclui oficialmente a competição de projetos arquitetônicos, em que 536 escritórios de arquitetura de diversas partes do mundo participaram.

Os dois segundos lugares foram para Johann Bierkandt (Landau) e para o Architekten HKR (Klaus Krauss and Rolf Kursawe, Cologne). Os prêmios são de 40 mil euros cada. Os dois terceiros lugares foram para Prof. Heike Hanada em conjunto com Benedikt Tonnon (Berlim) e Bube/Daniela Bergmann (Roterdã). Cada prêmio é de 30 mil euros em dinheiro. Três menções honrosas, valendo 9.666 euros cada, foram dadas às propostas de Karl Hufnagel Architekten (Berlim), hks Hestermann Rommel Architekten + Gesamtplaner GmbH (Erfurt), e menomenopiu architectures/Alessandro Balducci (Roma).

Com a conclusão do processo a  Klassik Stiftung Weimar pode agora começar a negociar com os vencedores do quarto lugar de acordo com o procedimento da VOF (Regulamentações de Contratos para a Premiação de Serviços Profissionais) já que a chamada de propostas dizia premiar até o quarto lugar.

Implantação

O júri providenciou aos vencedores recomendações para a otimização das propostas para a preparação dos procedimentos. A Klassik Stiftung Weimar pretende começar as negociações rapidamente para prosseguir com o plano de construção sem atrasos.

O Novo Museu da Bauhaus abrirá oficialmente em 2015 com um custo estimado de 22 milhões de euros.

2°Lugar -  Johann Bierkandt, Landau

2° Lugar - Johann Bierkandt, Landau

A proposta do segundo colocado, Johann Bierkandt (Landau) desenvolve a configuração de um conjunto museu urbano em pequena escala, distinto dos Weimarhalle e Thuringian State and Administrative Office próximos e em grande escala, diferente também dos edifícios residenciais adjacentes.

2° Lugar - Johann Bierkandt, Landau

A proposta não pretende apresentar um museu compacto, mas sim incluir elementos estruturais aditivos, que fazem parte do conceito educacional diferenciado da Bauhaus. O júri expressou sua admiração pela maneira como a proposta integra o museu e o Weimarhallenpark.

2° Lugar – Architekten HKR, Cologne

2° Lugar - Architekten HKR, Cologne

A outra proposta que foi premiada com a segunda colocação, da Architekten HK (Klaus Krauss e Rolf Kursawe, Cologne), promove um excelente acesso ao parque. A forma distinta do museu causa uma impressão ainda mais forte na configuração urbana e é caracterizada pelo arranjo habilmente escalonado das estruturas alongadas.

2° Lugar - Architekten HKR, Cologne

A proposta é impressionante também em termos de qualidade do design interior. O espaço central interior cria um toque distinto, independente e atraente para o Novo Museu da Bauhaus.

3° Lugar – Heike Hanada e Benedikt Tonnon, Berlim

3° Lugar - Heike Hanada e Benedikt Tonnon, Berlim

A proposta de projeto do terceiro colocado, Prof. Heike Hanada em conjunto com Benedikt Tonnon (Berlin), posiciona um cubo compacto minimalista no declive do parque, uma forma arquitetônica geometricamente elementar, que ofereceria um enorme potencia para a organização interna das circulações e salas.

3° Lugar - Heike Hanada e Benedikt Tonnon, Berlim

3° Lugar – Bube / Daniela Bergmann, Roterdã

3° Lugar - Bube / Daniela Bergmann, Roterdã

O projeto de museu proposto pelo segundo terceiro colocado, Bube/ Daniela Bergmann (Roterdã), se caracteriza pela composição de três estruturas translúcidas que jazem um pouco retiradas em um ambiente de parque recém conquistado. Este conceito também se afasta do senso dominante de uma forma grandiosa como, por exemplo, o Gauforum e o Weimarhalle adjacente.

3° Lugar - Bube / Daniela Bergmann, Roterdã

Menções Honrosas :

As três diferentes propostas que foram premiadas com menção honrosa oferecem aspectos individuais marcantes e contribuições valiosas para a construção do museu neste difícil ambiente de planejamento urbano. Vistas em sua integridade, entretanto, sua realização não é possível.

Menção Honrosa - hks Hestermann Rommel Architekten, Erfurt
Menção Honrosa - Karl Hufnagel Architekten, Berlim
Menção Honrosa - menomenopiu architectures / Alessandro Balducci, Roma

Todas as propostas da segunda rodada estão em exposição pública no Neues Museum in Weimar até 9 de abril de 2012.

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:
  • Ano: 2012
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Concurso
  • Localização: Weimar, Alemanha

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Anunciados os Premiados para o Novo Museu da Bauhaus Museum em Weimar" 08 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/42014/anunciados-os-premiados-para-o-novo-museu-da-bauhaus-museum-em-weimar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.