O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museu Xinjin Zhi / Kengo Kuma & Associates

Museu Xinjin Zhi / Kengo Kuma & Associates

Museu Xinjin Zhi / Kengo Kuma & Associates
Museu Xinjin Zhi / Kengo Kuma & Associates, © Cortesia de Kengo Kuma & Associates
© Cortesia de Kengo Kuma & Associates

© Cortesia de Kengo Kuma & Associates

Este pavilhão, localizado ao pé da montanha Laojunshan em Xinjin, foi projetado com o intuito de introduzir as pessoas ao lugar sagrado do Taoísmo, enquanto o edifício em sua forma demonstra a essência desta tradição através de seu espaço e exibições.

© Implantação

A telha usada na fachada é feita de material local e trabalhada por um método tradicional da região para prestar homenagem ao Taoísmo, enfatizando natureza e equilíbrio. A telha é pendurada e flutua no ar através de um cabo que a libera de seu peso (ganhando, assim, leveza). Revestida com uma fachada ventilada composta por partículas, a arquitetura é incorporada pela natureza de seu entorno.

© Cortesia de Kengo Kuma & Associates

A fachada voltada para o sul é dividida em superior e inferior e escalonada em diferentes ângulos. Esta ideia responde aos dois diferentes níveis do lago a sua frente e da rua no seu fundo, evitando o confronto direto com o edifício massivo ao sul. Para o lado leste, um grande quadro de telha é verticalmente torcido para corresponder com o dinamismo da estrada à frente. A fachada para o norte é estática e plana, a qual se volta para a praça de pedestres. Assim, o quadro de telha se transforma frente a frente e envolve o edifício como um único pano.

© Cortesia de Kengo Kuma & Associates
Axonometria

Aproveitando a variedade de níveis na arquitetura do entorno, o fluxo é desenhado para guiar as pessoas da frente para o fundo, de movimento para permanência, como um tipo de caminhada em um jardim. O espaço de exposição interno é projetado como um movimento em espiral, de escuridão para claridade. Do piso superior é possível desfrutar uma vista primordial de Laoujunshan. A luz solar direta é bloqueada pela telha, fazendo com que o interior do edifício seja coberto por uma luz suave e belas e pequenas partículas de sombra.

© Cortesia de Kengo Kuma & Associates

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Kengo Kuma & Associates
  • Ano: 2011
  • Área construída: 787 m²
  • Área do terreno: 2580 m²
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Metal
  • Estrutura: Aço
  • Localização: Cheng Du, China
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Kengo Kuma & Associates
  2. Engenheiros estruturais: Oak Structural Design Office

 

 

  1. Custo total: 30,000,000 RMB

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Museu Xinjin Zhi / Kengo Kuma & Associates" 02 Abr 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/41162/museu-xinjin-zhi-kengo-kuma-e-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.