O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Portal Tecnopuc - Prédio 99 / Santini & Rocha Arquitetos

Portal Tecnopuc - Prédio 99 / Santini & Rocha Arquitetos

Portal Tecnopuc - Prédio 99 / Santini & Rocha Arquitetos
Portal Tecnopuc - Prédio 99 / Santini & Rocha Arquitetos , © Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

O campus central da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), em Porto Alegre, foi novamente objeto de intervenção do escritório Santini & Rocha Arquitetos, responsável por várias das edificações implantadas no sítio em anos recentes. Desta vez, os arquitetos Cícero Santini e Henrique Rocha desenvolveram o projeto do Portal Tecnopuc – Prédio 99 , que integra o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). O complexo vem sendo implantado em terreno de 5,4 hectares, que a PUC/RS adquiriu do Exército brasileiro em 2001, e inclui instalações que foram reconfiguradas para novo uso.

© Marcelo Donadussi

O prédio 99 – numeração dada ao centro de pesquisas -. A edificação, com pouco mais de 20 mil metros quadrados distribuídos em 15 pavimentos, será destinada a laboratórios de tecnologia da informação. A verticalização que vem ocorrendo no campus decorre da busca do melhor aproveitamento do terreno, seguindo o que estabelece seu plano diretor. Como técnica construtiva, os autores optaram por elementos estruturais e alvenaria.

© Marcelo Donadussi

Os arquitetos posicionaram o prédio de acordo com a melhor orientação solar. Na fachada norte as esquadrias levemente recuadas e uma asa de aerobrise de alumínio conferem proteção solar. Na fachada sul as janelas horizontais e lineares oferecem  uma iluminação difusa aos ambientes. No térreo acontece todo o controle do acesso ao parque e ao próprio edifício através de catracas eletrônicas e central de informações e cadastro. Uma marquise metálica de perfil curvo revestida em alumínio marca o eixo de acesso ao parque tecnológico.

© Marcelo Donadussi

O porte do edifício deve transformá-lo em imponente portal de acesso ao parque tecnológico, avaliam eles. Quanto ao aspecto plástico, o escritório Santini & Rocha procurou oferecer uma leitura clara e concisa, adotando composição formal em que se identificam base, corpo e coroamento no sentido horizontal e colunas de circulação e serviços que assinalam a verticalidade. O tratamento diferenciado das fachadas norte e sul é decorrente das necessidades distintas de aberturas e proteções, observam os autores. Faixas verticais de venezianas nas pontas do prédio e no centro, escondem as áreas técnicas de Ar Condicionado sem comprometer a troca de calor necessária aos equipamentos. Placas verticais revestidas com cerâmica ajudam na verticalização do volume.

© Marcelo Donadussi

Ficha técnica:

Sobre este escritório
Santini & Rocha Arquitetos
Escritório
Cita: Jorge Alves. "Portal Tecnopuc - Prédio 99 / Santini & Rocha Arquitetos " 18 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/38602/portal-tecnopuc-predio-99-santini-e-rocha-arquitetos> ISSN 0719-8906