O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa O / LPG oficina de arquitectura

Casa O / LPG oficina de arquitectura

Casa O / LPG oficina de arquitectura
Casa O / LPG oficina de arquitectura, Cortesia de LPG Oficina de Arquitectura
Cortesia de LPG Oficina de Arquitectura

 

O trabalho consiste em um projeto de uma habitação privada, localizada em uma colina na fronteira norte/oeste da cidade. O terreno, de 3020 m2, tem uma topografia em declive que se desenvolve em uns 15 metros de desnível, desde o ponto de acesso da rua até seu ponto mais alto, no sopé da montanha.

Cortesia de LPG Oficina de Arquitectura

O projeto devia pensar uma habitação para um casal mais velho, com um deles padecendo da doença Alzheimer, e sua esposa com dificuldades motoras para subir ou descer escadas. Estas condições exigem, então, espaços adequados às rotinas domésticas de seus moradores.

Cortesia de LPG Oficina de Arquitectura

Estas exigências determinam a localização do volume no ponto +13metros do terreno, organizando-se todo o programa em apenas um andar, mas com a possibilidade de vistas longas sobre o vale da cidade.

Cortesia de LPG Oficina de Arquitectura

A diferença de nível é resolvida com uma rua interna, da portaria de acesso na rua, até o pátio norte da casa, ao pé da montanha. Neste lento percurso, pode-se apreciar os terraços ajardinados, paredes de pedras e belas vistas, tanto da cidade como da própria casa.

Cortesia de LPG Oficina de Arquitectura

A habitação, que está sobre um amplo terraço, comporta-se como um grande marco urbano, capaz de captar as vistas da cidade e das colinas vizinhas. Dentro desse dispositivo visual, é desenvolvido todo o programa pedido. No sul e com as principais visuais, estão as áreas sociais, estúdio e dormitórios, tanto os principais, como o de enfermeiros.

Cortesia de LPG Oficina de Arquitectura

No centro do volume, todos os serviços, banheiros, cozinha e lavanderia. Ao norte, têm-se a fachada de acesso, com a circulação principal e armários, que funcionam como elementos tridimensionais até a garagem.

Cortesia de LPG Oficina de Arquitectura

A relação com a rua é desenvolvida a partir de uma série de volumes que abrigam serviços e pontos de controle. O acesso a casa é através de uma rua interna, projetada como um passeio através do jardim, com o que se garante a subida dos proprietários até a porta principal. Este percurso é feito através de terraços, nos quais aparecem elementos do paisagismo do lote, e depois com o volume da casa.

Cortesia de LPG Oficina de Arquitectura

O veiculo rodeia este volume e se encontra com o pátio superior, definido pela fachada norte da habitação e a colina. A entrada da residência é definida por uma marquise e o estacionamento coberto. Do lado oposto, está o corpo de serviços, que apoiam a habitação.

Cortesia de LPG Oficina de Arquitectura

O tour na casa tem pode ser apreciado através de duas percepções diferentes, uma como visitante e outra como habitante. O morador, um dos quais perdeu a capacidade de se comunicar, tem como principal eixo de circulação, um largo corredor que vai de leste a oeste, e conecta todos os ambientes da habitação, desde as áreas de serviços até o quarto principal.

Cortesia de LPG Oficina de Arquitectura

Já para o visitante, o projeto se comporta de uma maneira absolutamente oposta e é percorrido por um eixo transversal, que vai de norte a sul, cruzando um largo e curto corredor, que conduz da porta principal até a nave principal, que novamente gira no sentido leste-oeste, perpendicular a essa circulação.

Cortesia de LPG Oficina de Arquitectura

Este passeio é guiado pelas visuais da Casa, que fazem fundo à sala de estar e às áreas sociais, levando o visitante até o terraço principal e o jardim.

Cortesia de LPG Oficina de Arquitectura

Como um pivô da organização do projeto, está a cozinha, como elemento central da organização da planta, garantindo a vida domestica e seus rituais, apesar das condições especiais que exige o trabalho.

Cortesia de LPG Oficina de Arquitectura

Ficha técnica:

  • Arquitetos: LPG oficina de arquitectura
  • Ano: 2011
  • Área do terreno: 3020 m²
  • Endereço: Urbanização La Viña Valencia Venezuela
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Concreto e Metal
  • Localização: Urbanização La Viña, Valencia, Venezuela
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: LPG oficina de arquitectura – Arq. Henry Rueda, Arq. Diana Montoya, Arq. María Alejandra Moleiro

Informação Complementar:

  1. Supervisão de Projeto: Arq. Henry Rueda, Arq. María Alejandra Moleiro, Ing. Martín Rueda
  2. Colaboradores: Arq. Eliana Gallardo, Arq. Gabriella Titone, Arq. Pedro Arellano, Arq. Gibrana Rincones, Arq. Virginia Bruzual, Arq. Cynthia Infante, Arq. Ana, Patricia Corona, Arq. Betsy Carcamo, Br. Enzo Caputto
  1. Projetos de Engenharia: Ing. José Rojas
  2. Fotografia: Sr. Antonio Chagín, Arq. María Alejandra Moleiro, Arq. Henry Rueda

Sobre este escritório
LPG oficina de arquitectura
Escritório
Cita: Marina de Holanda. "Casa O / LPG oficina de arquitectura" 15 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/38056/casa-o-lpg-oficina-de-arquitectura> ISSN 0719-8906