O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Ampliação da Universidade de Artes em Viena / Wolfgang Tschapeller

Ampliação da Universidade de Artes em Viena / Wolfgang Tschapeller

Ampliação da Universidade de Artes em Viena / Wolfgang Tschapeller
Ampliação da Universidade de Artes em Viena / Wolfgang Tschapeller, © Wolfgang Tschapeller
© Wolfgang Tschapeller

Wolfgang Tschapeller conquistou o primeiro lugar do concurso para o desenho da nova extensão da Universidade de Artes Aplicadas em Viena. A remoção das escadas e elevadores demonstra uma estrutura serial pura.

Restando, somente, as colunas e placas que permitem diversas leituras funcionais. O amplo corredor não é apenas um meio de circulação, é a plataforma onde os membros e conhecimentos de 17 diferentes áreas de estudo se encontram. Criando, assim, um mercado informal para a troca de ideias.

© Wolfgang Tschapeller

Entre o primeiro e terceiro distrito de Viena em Ringstrasse, existem alguns edifícios de diferentes autores e períodos. Os quais, alguns, pertencem à Universidade de Artes Aplicadas. Originalmente, a intenção urbana para este grupo de edifícios segue uma ideia muito fina, sutil e precisa. Apesar de ser parte de um bloco, ou do pé de um bloco, sempre foram pensados de maneira que fossem mantidas suas independências e autonomias, permitindo a visibilidade do espaço entre eles.

© Wolfgang Tschapeller

O edificio “vínculo” por Schwanzer / Wörle foi um passo decisivo. Pois este apresentava um contraponto quanto à intenção original do projeto, de uma agrupação urbana solta e aberta dos edifícios de um bloco, de modo que ia contra o caráter do próprio desenho.

© Wolfgang Tschapeller

As construções são objetos autônomos em essência, dispostos em uma distância crítica e produtiva entre si. Tal leitura é traçada pelo projeto. Consequentemente, as medidas propostas são: Demolição do edifício de ligação, a reconstrução das partes da Ferstel Bau e de Schwanzer-Wörle Bau que foram destruídas pela inserção do edifício “vínculo”, ativação das áreas que foram iluminadas.

© Wolfgang Tschapeller

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquiteto: Wolfgang Tschapeller
  2. Equipe : Jesper Bork, Simon Oberhammer, Mark Balzar, Franz Kropatschek, Gonzalo Vaillo Martinez, Daniel Erl

 

Informação Complementar:

  1. Especialistas: Werkraum Wien, Tragwerk; Planungsgruppe Grünpichler GmbH, TGA; Dr. Jochen Käferhaus, Energie + Klimadesign; Brandrat, Brandschutz; Klaus Pokorny, Lichtplanung; ISOCHROM, Armin Hess, Renderings

Cita: Victor Delaqua. "Ampliação da Universidade de Artes em Viena / Wolfgang Tschapeller" 14 Mar 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/37680/ampliacao-da-universidade-de-artes-em-viena-wolfgang-tschapeller> ISSN 0719-8906