Habitação Social em Toulouse / PPA

Construído para um corpo público de habitação social, esse edifício localiza-se na Avenue de Grande-Bretagne em Toulouse, unindo-se a um complexo existente de edifícios de baixo gabarito e uma torre de dezesseis andares delimitados em torno de um parque arborizado. O complexo é adjacente a ZAC de la Cartoucherie, uma zona emergente de desenvolvimento prioritário.

© Philippe Ruault

As questões arquiteturais e ambientais relacionadas ao edifício envolvem a criação de espaços coletivos de qualidade comparável aos existentes, a redução de impacto ambiental da construção, a garantia de máximo conforto aos moradores bem como protegê-los do barulho da avenida e a inserção do bloco ao complexo residencial sem comprometer seu equilíbrio.

Planta tipo

O novo edifício tanto complementa a organização existente como constitui sua nova entrada. É delimitado ao longo da Avenue de Grande-Bretagne, afastado da rua e possui um grande átrio que conecta o espaço público da avenida com o interior do imóvel. O volume compacto, repetido e racionalmente estruturado, dispõe de 61 apartamentos com vista dupla tanto para a avenida ao norte quanto para o parque ao sul.

© Philippe Ruault

As amplas unidades térreas são como pequenas casas com entrada independente e pátio interno, o que cria a sensação semelhante à de residências individuais. Do segundo ao sétimo pavimento, apartamentos de 2, 3 e 4 dormitórios são acessados por um sistema de passarelas ao longo da fachada norte. Essas passarelas abertas são como espaços de respiro que proporcionam privacidade às unidades e proteção do ruído do tráfego.

© Philippe Ruault

No lado sul, grandes galerias, acompanhadas de folhas translúcidas deslizantes como barreiras solares, oferecem uma ampla área externa privada para todos os apartamentos. O desenho expressa-se pelo uso de métodos racionais de construção e características salientes como as galerias e passarelas. A abordagem do repetitivo “empilhamento” é compensada pela forma variada de dispor as barreiras solares das galerias do lado sul. A cor das fachadas ecoa o branco e o verde claro das construções vizinhas e cria um senso súbito de luz e sombra variáveis que pousam sobre o edifício

© Philippe Ruault

Projetado para formar tanto uma extensão harmoniosa do imóvel existente como uma conexão entre eles e o tecido tradicional urbano do local, este edifício promove uma interpretação contemporânea distanciada dos preceitos da Arquitetura Moderna. Fiel às ambições do projeto moderno arquitetônico em termos de qualidade da habitação, com seus amplos, confortáveis, bem orientados e ventilados apartamentos, a construção transpõe aqueles preceitos dentro de um re-desenvolvimento urbano de um distrito moderno.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:PPA
  • Ano: 2011
  • Área construída: 5300 m²
  • Tipo de projeto: Habitação de interesse social
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Toulouse, França
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Colaboradores: Isabelle Fabre, Guillaume Calsou

Informação Complementar:

  1. Cliente / empreendedor: Habitat Toulouse
  2. Paisagismo: Quinonces
  3. Engenharia estrutural: Bernadberoy
  4. Engenharia hidráulica: Ceercé
  5. Engenheria ambiental: Franck Boutté
  6. Economista: Alayrac

Sobre este escritório
Escritório
Cita: Fernanda Britto. "Habitação Social em Toulouse / PPA" 05 Fev 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-27545/habitacao-social-em-toulouse-ppa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.