O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casa na árvore enraizada / Urbanarbolismo

Casa na árvore enraizada / Urbanarbolismo

Casa na árvore enraizada / Urbanarbolismo
Casa na árvore enraizada / Urbanarbolismo, © Urbanarbolismo
© Urbanarbolismo

A seguir a descrição  do projeto feita por Urbanarbolismo.

O projeto foi construído em perfeita harmonia com um carvalho de mais de 100 anos existente no local. Concebido como um brinquedo de aventura ou um esconderijo para crianças e um espaço de relax para os adultos.

© Urbanarbolismo

A forma do carvalho centenário, oferecia uma oportunidade imperdível de realizar uma tão sonhada casa na árvore. Entretanto, o principal condicionante do projeto foi não realizar nenhum tipo de corte nos galhos, nem no tronco da árvore e tampouco pregar ou aparafusar nada na estrutura da árvore. Para tal, foram realizadas inúmeras medições da árvore com a técnica da fotogrametria que permitiu criar um modelo em 3D exato da estrutura do carvalho. Assim a equipe pode planejar uma forma eficaz de colocar a casa entre os galhos sem danificar a estrutura original, deixando a árvore intacta.

© Urbanarbolismo

A partir do modelo 3D foi desenvolvido todo o projeto, a casa cresce da própria estrutura da árvore, apoiada no tronco central e exibindo sua estrutura como raízes que se fixam no terreno circundante. De longe a casa fica camuflada quase completamente pela folhagem do carvalho deixando só aparecer suas raízes fictícias como se fossem parte das raízes da própria árvore.

© Urbanarbolismo

A sala se encaixa perfeitamente no espaço central da árvore, a varanda é integrada com os ramos que se cruzam permitindo a sensação de ser envolvida pela natureza. O telhado foi projetado com materiais típicos da zona, que se adaptam perfeitamente nos ramos que atravessam o deck, o que dá a impressão de que se ramifica de dentro para fora da própria casa.

© Urbanarbolismo

Muitos dos encontros da estrutura com o terreno se transformaram em formas de acesso da casa: uma ponte, uma escada de cordas, um escorregador e uma escada traseira que permite ao usuário ingressar na casa por uma das janelas laterais sendo as únicas partes visíveis a uma certa distância saindo debaixo das folhas. A iluminação do interior da casa se dá através de janelas ao redor da sala principal que preenchem o espaço com luz simulando a iluminação natural.

© Urbanarbolismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para o acabamento da casa foram escolhidos retalhos de cortiça natural sem nenhum  tipo de tratamento. A cortiça é um material da região,  que por sua natureza resiste as intempéries. Espera-se que com o passar dos anos,  a casa seja naturalmente  envolvida com o líquen do próprio carvalho, o que permitirá um aspecto único à casa na árvore.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Urbanarbolismo
  • Ano: 2011
  • Tipo de projeto: Instalação
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Madeira e Otro
  • Localização: Extremadura, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Urbanarbolismo

Informação Complementar:

  1. Construção: Majarena

via: Inhabitat

Sobre este escritório
Urbanarbolismo
Escritório
Cita: Joanna Helm. "Casa na árvore enraizada / Urbanarbolismo" 02 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/2693/casa-na-arvore-enraizada-urbanarbolismo> ISSN 0719-8906