Concurso Renova SP - Grupo 1: Lote 17: Água Vermelha 2 - 1° Lugar / LIBESKINDllovet arquitetos + JANSANA, DE LA VILLA, DE PAAUW, ARQUITECTES

Concurso Renova SP - Grupo 1: Lote 17: Água Vermelha 2 - 1° Lugar / LIBESKINDllovet arquitetos + JANSANA, DE LA VILLA, DE PAAUW, ARQUITECTES

AGUA VERMELHA 2

A população tem percebido o rio como um lugar inóspito, sujo e desagradável. Por este motivo a cidade informal tem crescido sobre o rio ou dando as costas para ele. O objetivo do projeto é aproximar o rio da população. Mostrar-lhe a imensa riqueza que representa ter um rio e seus sistemas perto de casa e incentivar a interpretação das dinâmicas que ocorrem ali.  Incentivá-la a participar das iniciativas de conscientização pela preservação do meio-ambiente.

A estratégia é gerar um grande Parque linear que potencialize o corredor verde fluvial e faça uma suave transição entre este ecosistema e o tecido urbano existente. A multiplicidade de serviços que são prestados na comunidade consolida esses eixos cívicos de convivência e de intercâmbio cultural e permite à população reconhecer o delicado sistema ambiental que a rodeia.

CONCURSO RENOVA SP AGUA VERMELHA01

O paisagismo tem um papel relevante nesta operação de cirurgia urbana, como instrumento de pacificação do tecido urbano, gerando nele conectividades e dotando de qualidade ambiental uma porção da cidade que carece de identidade.

Através de um estudo pormenorizado dos sistemas fluviais, se levarão a cabo as operações técnicas adequadas para que a população fique livre das inundações.

CONCURSO RENOVA SP AGUA VERMELHA 02

Parte da população será realocada para um terreno próximo ao rio Tietê, contido em uma zona de baixa densidade. O terreno é resultado de um aterro cuja terra é proveniente de escavações feitas na região para construção de uma represa de contenção das águas pluviais, que servirá também para ativar a presença da fauna e flora autóctonas. Sob os novos edifícios de habitação a presença do aterro foi um recurso utilizado para a criação de subsolos de estacionamento sem a necessidade de escavação do terreno original.

CONCURSO RENOVA SP AGUA VERMELHA03

Dada a circunstância de que a zona de projeto faz parte de uma área qualificada como MACROZONA DE PROTEÇAO AMBIENTAL – ZPDS (ZONA DE PROTEÇAO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL), a qual prevê assentamentos com densidade muito baixa, esta proposta identificou a impossibilidade de realocação nas proximidades da totalidade das moradias removidas. Diante da intenção de respeitar o Plano Regional Estratégico da Subprefeitura de São Miguel e considerando que esta área possui um alto valor ambiental, foi uma decisão de projeto realocar um grande número de domicílios para outras regiões.

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:LIBESKINDllovet arquitetos + JANSANA, DE LA VILLA, DE PAAUW, ARQUITECTES
  • Ano: 2011
  • Tipo de projeto: Urbanismo
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Concurso
  • Materialidade: Vidro
  • Estrutura: Concreto e Tijolo
  • Localização: São Paulo, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Libeskindllovet arquitetos + Jansana, de la Villa, de Paauw Arquitectes
  2. Claudio Libeskind, Sandra Llovet, Imma Jansana, Conchita de la Villa, Robert de Paauw , Toni Abelló, Carlota Socias ( Autores )
  1. Equipe: Adriano Soares, Marina Rosa, Natalia Leardini.
  2. Estagiários : Francesco Fontana, Stefano Muzzi.

 

 

Informação Complementar:

 

 

 

Text Message Html

Cita: Joanna Helm. "Concurso Renova SP - Grupo 1: Lote 17: Água Vermelha 2 - 1° Lugar / LIBESKINDllovet arquitetos + JANSANA, DE LA VILLA, DE PAAUW, ARQUITECTES " 06 Out 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-2440/concurso-renova-sp-grupo-1-lote-17-agua-vermelha-2-1-graus-lugar-libeskindllovet-arquitetos-mais-jansana-de-la-villa-de-paauw-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.