O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Estação de Polícia Belén / EDU

Estação de Polícia Belén / EDU

Estação de Polícia Belén / EDU
Estação de Polícia Belén / EDU, Cortesia EDU
Cortesia EDU

Mudar a imagem restritiva, escura e perigosa que tinham estes edifícios em nossas cidades através da história. É fazer dos edifícios públicos e institucionais referências urbanas que dinamizem as centralidades dos bairros, como política pública de construção da cidade.

Cortesia EDU

O edifício conta com uma área construída de 4.098m² distribuídos em 3 níveis que aproveitam a topografia do lote. Há um subsolo de uso privativo da POLÍCIA, ali se localizam as áreas técnicas e de estacionamento; um primeiro pavimento público que se abre sobre a praça de acesso, neste se localizam as oficinas de atenção à comunidade, um auditório com capacidade para 50 pessoas, academia e restaurante.

Cortesia EDU

O projeto foi concebido para que parte destes serviços seja compartilhada com a comunidade. E há um segundo pavimento de uso privativo com dormitórios para 120 uniformizados, com áreas comuns e de descanso.

Cortesia EDU

Também foram construídos 5.632m² de espaço público, entre praças, passeios, zonas verdes e quadras de futebol, consolidando assim uma nova centralidade no bairro.

Cortesia EDU

Partiu-se do conceito arquitetônico “Os edifícios como ÍCONES DE BAIRROS” onde a arquitetura se torna protagonista na paisagem e começa a gerar referências na cidade, o que dinamiza os bairros onde são construídos os edifícios públicos, criando nos habitantes o sentimento de pertencer ao local. E o mais importante, a arquitetura se torna plataforma para que o estado e os cidadãos tenham um espaço para a cultura, o civismo e uma distração saudável.

Cortesia EDU

A idéia projetual da imagem deste edifício é construir uma referência na cidade, uma marca que impacte visualmente a paisagem e gere nos habitantes locais o sentimento de pertencer à Instituição da POLÍCIA.

Cortesia EDU

Devíamos mudar o imaginário que os habitantes têm de uma ESTAÇÃO DE POLÍCIA, que é um edifício escuro, cinza, fechado, restritivo e perigoso, por uma imagem de edifício alegre, cálido, aberto, iluminado, que tenha cor, em poucas palavras, um EDIFÍCIO VIVO, amável com o entorno e que cause emoções positivas nas pessoas.

Cortesia EDU

O edifício é concebido como uma CAIXA DE LUZ que levita sobre a paisagem. Isto se consegue a partir de uma pele que envolve o segundo pavimento que conforma o volume, gerando fechamentos do edifício e conformando pátios abertos nos acessos. Isso é o que permite a sensação de levitação.

Cortesia EDU

Este edifício, por suas características tectônicas e formais, tem a qualidade de se ressaltar na paisagem de dia e à noite de maneiras diferentes graças ao material utilizado na pele envolvente.

Cortesia EDU

As intenções arquitetônicas para este edifício de dia são de um edifício alegre, colorido, que se ressalte no lugar, contrastando com as árvores, as montanhas e o céu, e à noite se converte em uma caixa de luz devido o fato de que sua fachada se torna translúcida por seus orifícios (Software 50) e que permite esta condição de luminosidade. E assim se constrói um ícone de dia e à noite, permitindo que, durante as 24 horas, seja protagonista no bairro e fortalecendo a presença da Polícia na imagem dos cidadãos.

Cortesia EDU

O edifício em seu interior é um grande espaço construído em concreto que oferece uma cor cinza claro em toda sua espacialidade, o que permite refletir a luz de maneira correta em cada lugar.

Cortesia EDU

Tendo esta base de cor cinza se ressalta estrategicamente os quatro módulos de dormitórios com quatro cores a partir dos PAINÉIS 300 FS Perfurados (laranja, amarelo, verde e azul). Isso dá ao edifício calidez cromática.

Cortesia EDU

 

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Empresa de Desenvolvimento Urbano EDU
  • Ano: 2008
  • Área construída: 4098 m²
  • Endereço: Carrera 73 con calle 14, Comuna 16 Belén Medellin Colombia
  • Tipo de projeto: Institucional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Vidro
  • Estrutura: Aço
  • Localização: Carrera 73 con calle 14, Comuna 16 Belén, Medellin, Colombia
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Empresa de Desenvolvimento Urbano EDU – Medellin ( Arq. John Octavio Ortiz, Arq. Carlos Mario Rodriguez)

Informação Complementar:

  1. Colaboradores: Arq. Andres Lujan, Arq. Carmen Hurtado, Prac. Arq. Patricia Arango
  2. Construtora: CONINSA RAMON H S.
  1. Promotor: Prefeitura de Medellin – Secretaria de Governo

Cita: Lara Gomes. "Estação de Polícia Belén / EDU" 20 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/23451/estacao-de-policia-belen-edu> ISSN 0719-8906