Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço De Exibições
  4. Brasil
  5. Decio Tozzi
  6. 2010
  7. Orquidário Professora Ruth Cardoso / Decio Tozzi

Orquidário Professora Ruth Cardoso / Decio Tozzi

  • 11:00 - 21 Fevereiro, 2019
  • Curadoria de Andrew Rosenberg
  • Traduzido por Pedro Vada
Orquidário Professora Ruth Cardoso / Decio Tozzi
Orquidário Professora Ruth Cardoso / Decio Tozzi, © Ricardo Canton
© Ricardo Canton

© Ricardo Canton © Ricardo Canton © Ricardo Canton © Ricardo Canton + 43

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Orquidário Professora Ruth Cardoso tem sua arquitetura inspirada nas formas de “habitat” de culturas africanas, indígenas e pré-colombianas.

Estudei as soluções para o domínio e transformação da natureza identificando a maneira de conseguir iluminação difusa e aeração permanente utilizando processos construtivos e formas condizentes com técnica já incorporada a essas culturas.

© Ricardo Canton
© Ricardo Canton

Assim as formas encontradas em diversas comunidades africanas e tribos indígenas brasileiras que usam abertura zenital para entrada controlada de luz e ventilação permanente, feitas de terra, assumem, através da tecnologia atual do aço e de peles transparentes de vidro e de plástico, o desenho de uma OCA DIÁFANA, (transpassada pela luz).

Uma viga vazada, em arco, estrutura a forma e sugere a escala do orquidário oferecendo o volume de ar necessário para o deslocamento permanente do ar, necessário a delicadeza das orquídeas.

© Ricardo Canton
© Ricardo Canton

De ambos os lados desse arco vazado articulam-se a serie de treliças curvas apoiadas no anel de planta semi circular travadas por meridianos horizontais que configuram as formas de quarto de esfera do orquidário.

De um lado a inserção dessa estrutura metálica curva se faz no banzo superior da viga e de outro no banzo inferior, possibilitando a saída do ar nas aberturas do arco mestre de concreto, que assim, exerce a função de ventilação permanente.

© Ricardo Canton
© Ricardo Canton

Sua implantação segue a lição das implantações do habitat pré-colombiano, encontradas no Brasil que semi enterravam as habitações para proteger-se do vento forte e afloravam apenas as coberturas.

Da mesma forma, no Parque Villa-Lobos, o nível do orquidário implanta-se 1,5 metros abaixo da linha de terra acessada por generosa rampa desde a entrada.

Essa solução cria naturalmente um embasamento, a 1,20 do nível do Parque, onde pousa a forma de oca transparente que configure o orquidário.

Sua escala integra-se ao espaço livre do Parque e relaciona-se harmoniosamente com as outras edificações do Parque e a torre d’água. Assim o desenho do Orquidário concebido como “OCA DIÁFANA”, homenageia a Professora Ruth Cardoso com a expressão contemporânea de culturas primitivas que, como antropóloga estudou e como cidadã sempre defendeu.

Equipe:

  1. Autor do Projeto: Decio Tozzi
  2. Coordenação do Projeto: Nelson Pinto Barbedo Filho e Midori Hatanaka
  3. Desenvolvimento do Projeto Executivo: João Paulo Payar e Rafael Brych
  4. Colaboradores: Arquiteto Stefani Samara e Arquiteto Natalia Necco

Informação Complementar:

  1. Paisagismo Interno: André Graziano
  2. Consultoria Vedação: Aluparts, Engº Nelson Firmino
  3. Projeto de Estrutura: Veirano e Alves, Engº Marcelo Veirano
  4. Projeto de Instalações Prediais: Etip, Engº Airton Souza Lobo Vianna
  5. Imagens Eletrônicas: Ricardo Canton
  6. Engenheiro coordenador secretaria do meio ambiente: Gilson Carlos Ferreira da Silva
  7. Construtores: Planos Construções E Incorporações Ltda.
  1. Fornecedores: BelMetal, Gtec Construções, Esquadrimax Indústria E Comércio Ltda, Impersul Impermeabilizações Ltda.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Orquidário Professora Ruth Cardoso / Decio Tozzi" [The Orchidarium Professor Ruth Cardoso / Decio Tozzi] 21 Fev 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Vada, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/22499/orquidario-professora-ruth-cardoso-decio-tozzi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.