O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Seleção de Estudantes para participar do projeto ‘A gente transforma 2012’

Seleção de Estudantes para participar do projeto ‘A gente transforma 2012’

  • 14:17 - 5 Janeiro, 2012
Seleção de Estudantes para participar do projeto ‘A gente transforma 2012’
Seleção de Estudantes para participar do projeto ‘A gente transforma 2012’, Cortesia Marqueterie
Cortesia Marqueterie

PROJETO ‘A GENTE TRANSFORMA 2012 – CHAPADA DO ARARIPE [PIAUÍ], DE MARCELO ROSENBAUM, SELECIONA ESTUDANTES PARA TRANSFORMAR A VIDA DE COMUNIDADE NORDESTINA

Em janeiro de 2012, o escritório Rosenbaum® fará a seleção de 15 estudantes maiores de 18 anos, dos cursos de Arquitetura, Design, Serviço Social e Engenharia de todo país para participar do projeto ‘A Gente Transforma’, que chega à sua segunda edição, aterrissando agora no sertão do Brasil, no Piauí, mais especificamente na comunidade de Várzea Queimada, na Chapada do Araripe. A execução do projeto acontecerá de 01 a 15 de fevereiro.

© Tatiana Cardeal

Para participar, os interessados precisam enviar um vídeo de até 3 minutos respondendo as seguintes perguntas: Quem é você?  O que você faz? Qual é a sua definição da palavra “comunidade”? e escrever um texto de até 30 linhas explicando o que você faria, através do design sustentável, para requalificar a vida das pessoas que vivem na comunidade de Várzea Queimada.

© Tatiana Cardeal

Os 15 selecionados irão se unir em fevereiro à comunidade local, a Marcelo Rosenbaum e designers convidados, e ao arquiteto e urbanista Henrique Pinheiro para mudar as condições de vida da comunidade. Farão um trabalho direto nas moradias, apresentarão soluções de permacultura sustentável para melhorar o saneamento básico, a iluminação das casas, resolverão o problema da água contaminada, e enfim, irão fazer tudo o que for necessário para encurtar a enorme distância que separa esse povoado do século 21.

© Tatiana Cardeal

O requisito primordial para participar, além da criatividade? A vontade de transformar!

Para se inscrever, acesse o site do escritório Rosenbaum® e baixe um PDF com mais informações sobre esta nova edição do projeto: www.rosenbaum.com.br/a-gente-transforma . Fique atento também à movimentação das redes sociais de Marcelo Rosenbaum na internet. As inscrições terminam às 23:59h do dia 15 de janeiro.

SOBRE O POVOADO DE VÁRZEA QUEIMADA

© Tatiana Cardeal

O povoado de Várzea Queimada está localizado no coração do semiárido brasileiro, a 400 quilômetros da cidade de Teresina. Pertence ao município de Jaicós, perto do triângulo formado pelas divisas de Piauí, Ceará e Pernambuco. A maior distância que separa Várzea Queimada de uma cidade moderna não pode ser medida em quilômetros. Não é uma separação meramente geográfica, mas também de tempo. Um enorme lapso temporal, uma distância tão longa que é possível dizer que o lugar ainda não chegou ao século 21. Não chegou ao tempo em que vivem as pessoas conectadas à Internet, à telefonia celular e às notícias que chegam por todos os lados. Várzea Queimada não chegou sequer ao tempo da água encanada ou ao tempo do banheiro com pia, chuveiro e válvulas de descarga. Definitivamente, é um lugar que tem problemas que deveriam ter sido resolvidos há muito tempo, em outra época, em outro século. E que hoje incomodam a vida dessa comunidade. As ruas são de terra batida, as casas são muito escuras, as crianças não tem aonde brincar. Um dos poucos lugares aonde tem um banheiro equipado é na escola, mas falta água. É o lugar perfeito para ser transformado. Apesar das dificuldades e do sofrimento, Várzea Queimada tem uma coisa que a torna muito especial: o seu povo. A beleza, a dignidade, o amor pela vida e pelo trabalho fazem essas pessoas merecedoras de um lugar muito melhor para viver.

© Tatiana Cardeal

SOBRE O A GENTE TRANSFORMA BRASIL 2012 – CHAPADA DO ARARIPE [PIAUÍ]

A valorização do artesanato na decoração dos lares brasileiros, o desenvolvimento local e a requalificação das moradias da comunidade de Várzea Queimada, na Chapada do Araripe, no Piauí, serão as premissas da 2ª edição do projeto A Gente Transforma (AGT). O anúncio foi feito pelo designer Marcelo Rosenbaum, em dezembro, durante viagem precursora ao Piauí. A primeira edição do projeto aconteceu em 2010, em São Paulo, e transformou uma comunidade carente da cidade com ações de empoderamento. Dessa vez, o A Gente Transforma desembarca no Piauí, escolhido pelo escritório Rosenbaum® como local que irá concentrar as ações do projeto coordenadas com comunidade de artesãos, estudantes de todo país e designers convidados.

© Tatiana Cardeal

A escolha do local é justificável. Com importância histórica no Piauí, o artesanato mostra-se como forte alternativa de renda e trabalho para as famílias do Estado, com vocação e potencial para ampliar sua atuação para além da rotineira atividade turística local. O A Gente Transforma Brasil 2012 – Chapada do Araripe [Piauí], como será chamado, pretende criar uma rede de capacitação, estimular a criação autoral, a transferência de conhecimento técnico e a troca de habilidade e expertise entre artesãos, estudantes e profissionais. Além disso, vai requalificar as moradias de Várzea Queimada, povoado escolhido para receber o projeto.

O objetivo é ampliar e qualificar a percepção da produção artesanal criada, torná-la parte da decoração brasileira, contribuindo para a valorização de mercado de peças que Marcelo Rosenbaum tem chamado de ‘design de raiz’. “O Brasil precisa abrir os olhos para a sua produção artesanal e os lares brasileiros precisam incorporar esse trabalho na decoração, e da maneira como deve ser: artística e sem preconceitos”, explica Rosenbaum. Para ele, é essa a fronteira, muito mais ligada às diferenças sociais, que acabam por separar a arte do artesanato e o artista do artesão. “Esses artesãos carregam um saber extraordinário, com enorme expressão cultural e suas criações refletem isso”, diz.

Sobre este autor
Joanna Helm
Autor
Cita: "Seleção de Estudantes para participar do projeto ‘A gente transforma 2012’" 05 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/19870/selecao-de-estudantes-para-participar-do-projeto-a-gente-transforma-2012> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.