O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Observatório Ornitológico / Manuel Fonseca Gallego

Observatório Ornitológico / Manuel Fonseca Gallego

Observatório Ornitológico / Manuel Fonseca Gallego
Observatório Ornitológico / Manuel Fonseca Gallego, © Luís Prieto Sáenz de Tejada
© Luís Prieto Sáenz de Tejada

A ideia de um observatório ornitológico, um objeto paisagístico único e eminente localizado num contexto urbano bem estabelecido pertencente ao promotor, quem propôs várias localizações com uma área de beleza excepcional. Depois de uma análise fotográfica detalhada, nós escolhemos a localização mais adequada que consideramos, entre outras razões, porque é era ponto estratégico para a observação precisa de um grande número de pássaros migratórios sem alterar seu habitat natural. O restante consistiu em posicioná-lo entre duas magníficas árvores para assegurar que o volume seria totalmente integrado com a vegetação fluvial. A escolha do material parecia clara. A madeira era o componente construtivo mais interessante.

© Luís Prieto Sáenz de Tejada

O projeto foi apresentado como um exercício conceitual ao curso do quarto ano do I-PAO (Organização Internacional de Projetos de Arquitetura Avançada), um workshop de investigação da Escola de Arte e Arquitetura da Universidade Européia de Madri, pertencente à Cadeira de Projeto do Prof. PhD Jose Luis Esteban Penelas e organizada pelo mesmo professor e pelo Prof. PhD Manuel Fonseca Gallego, recebendo um grande interesse por parte dos alunos devido ao fato de que era um projeto realmente construível, fornecendo um excepcionais resultados pela ótima qualidade de seus trabalhos. Uma vez que selecionamos as duas propostas mais apropriadas, procedemos a uma tutoria, levando ao resultado que apresentamos.

© Luís Prieto Sáenz de Tejada

O conceito principal é considerar o objeto com uma grande caixa fechada por quatro planos, o inferior horizontal e o restante formado por superfícies reversas. A composição construtiva desses planos é feita de peças de madeira dispostas irregularmente, cobrindo parcialmente a superfície, então mergulhamos no mundo de sonhos dos ninhos, recriando uma atmosfera surreal com luzes e sombras internas.

© Luís Prieto Sáenz de Tejada

O objeto descansa no topo do monte e cruza a massa verde da floresta com um poderoso balanço (12 m aprox.), se insinuando entre a vegetação, ultrapassando o limite vertical do rio.

Detalhes

Originalmente, a área de implantação do observatório não era acessível ao público, cercada por uma balaustrada e um declive de aproximadamente 5 metros de altura entre a calçada e o nível do rio Ebro. Por essa razão, o projeto também inclui a construção de uma via de pedestres, paralela ao rio, se mesclando ao objeto mesmo e chegando a uma continuidade entre exterior-interior através da madeira, se tornando um único e exclusivo protagonista construtivo.

© Luís Prieto Sáenz de Tejada

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Manuel Fonseca Gallego
  • Ano: 2009
  • Tipo de projeto: Institucional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Logroño, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Informação Complementar:

  1. Construção: Empresa de Transformação Agrária, S. A. (Delegação de La Rioja)
  2. Promotor: Confederação Hidrográfica do Ebro (Ministério do Meio Ambiente, Meio Rural e Marinho)


  1. Custo: 117,822.20 €

Sobre este escritório
Manuel Fonseca Gallego
Escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Observatório Ornitológico / Manuel Fonseca Gallego" 10 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/19417/observatorio-ornitologico-manuel-fonseca-gallego> ISSN 0719-8906