O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. XII Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico e Edificado

XII Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico e Edificado

  • 15:00 - 15 Abril, 2014
XII Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico e Edificado
XII Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico e Edificado

O Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico e Edificado é realizado a cada dois anos, sendo promovido pelo Centro Internacional para a Conservação do patrimônio (CICOP) com sede num dos países associados, tendo como tema geral questões pertinentes ao estudo e a salvaguarda do patrimônio cultural e imaterial. Para sua organização, conta com a cooperação de instituições públicas ou privadas.

Desde 1992, 11 congressos foram realizados: Tenerife, Espanha; Mar del Plata, Argentina; Granada, Espanha, Havana, Cuba; Florença, Itália; San Bernardino, Paraguai; Yaiza, Espanha; Buenos Aires e Salta, Argentina; Sevilha Espanha; Santiago, Chile e Cascais, Portugal. O próximo será realizado na cidade de BauruSP, entre os dias 21 e 24 de outubro de 2014.

Diante da constante transformação da paisagem das cidades, da degradação do patrimônio arquitetônico e construído; instituições públicas e privadas, juntamente com a sociedade organizada, vem desenvolvendo e colocando em prática programas, projetos e o uso de tecnologias de intervenção que visam à salvaguarda do patrimônio cultural. Neste contexto, o XII Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico e Edificação, pretende o envolvimento de pesquisadores, alunos de pós-graduação, graduação e parcelas mais amplas da sociedade (arquitetos, engenheiros, historiadores, arqueólogos, geógrafos, advogados, entre outros), na abordagem e discussão da dimensão cotidiana do patrimônio e os desafios para sua preservação.

O programa compreende as palestras ministradas por profissionais de significativa relevância pelas suas pesquisas, publicações e atuação na preservação do patrimônio cultural, visitas monitoradas às fazendas e ao patrimônio arquitetônico da região de Bauru e, pelos trabalhos a serem apresentados na forma de comunicação oral. Em 2014, pela primeira vez, o congresso será realizado no Brasil, na cidade de Bauru, sendo promovido pelo Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio - Brasil e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP.

SESSÕES TEMÁTICAS

A convocatória do “XII Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico e Edificação, 2014”, pretende buscar o envolvimento de parcelas mais amplas da sociedade com a problemática do patrimônio – não necessariamente das grandes obras, mas, ao contrário, daquelas mais modestas. Convida à participação: profissionais, pesquisadores e estudantes da pós-graduação e graduação interessados na discussão da dimensão cotidiana do patrimônio e os desafios para sua preservação.

Estimula que a participação busque referenciar-se no âmbito dos debates teóricos, projetuais, práticos e de gestão, nos contextos brasileiros, latino-americanos e internacionais em que se inserem e com os quais dialogam ou se contrapõem. Sugere que os debates e discussões registrem, divulguem, analisem e proponham soluções aos desafios da preservação do patrimônio cultural, a partir de tópicos temáticos. 

Os trabalhos se inserem no âmbito dos seguintes temas do patrimônio: trabalho; transportes; espaços institucionais; lazer; arquitetura residencial; gestão do patrimônio; inovação e novas tecnologias; e difusão, comunicação e informação sobre bens culturais. Os trabalhos, propostos por temas, deverão inserir-se em uma ou mais das seguintes abordagens:

  • Tema 01: Patrimônio do Trabalho: indústria, agropecuária, artesanato, negócios, administração, comércio, serviços, etc. Coordenador Subcomitê Científico: Prof. Dr. Vladimir Benincasa.
  • Tema 02: Patrimônio dos Transportes: sistemas viário, ferroviário, rodoviário, aeroviário, trilhas, fluvial, etc. Coordenador Subcomitê Científico: Prof. Dr. Eduardo Romero de Oliveira.
  • Tema 03: Patrimônio dos Espaços Institucionais: o patrimônio ligado ao sistema educacional, de saúde, esportivo, religioso, de infraestrutura urbana e rural, etc. Coordenador Subcomitê Científico: Profa. Dra. Maria Lúcia Bressan Pinheiro.
  • Tema 04: Patrimônio Residencial: o patrimônio cultural relativo às formas de morar, tais como vilas operárias, conjuntos residenciais, residências unifamiliares e multifamiliares. Coordenador do Subcomitê Científico: Profa. Dra. Flávia Brito do Nascimento.
  • Tema 05: Patrimônio do Lazer: parques, praças, jardins, balneários, cinemas, teatros, circos, espaços públicos, etc. Coordenador Subcomitê Científico: Prof. Dr. Paulo Masseran.
  • Tema 06: Gestão e Preservação do Patrimônio Cultural: políticas públicas, financiamentos, incentivos fiscais, plano diretor, mobilidade urbana, programas e projetos para a preservação do patrimônio cultural, instituições não governamentais, inovação e novas tecnologias aplicadas à documentação, informação e divulgação do patrimônio cultural. Coordenador Subcomitê Científico: Prof. Dr. José Eduardo Lefèvre.

INSCRIÇÕES E PROGRAMAÇÃO

As inscrições podem ser realizadas através deste link. Importante notar que as inscrições realizadas até dia 22 de abril têm custo reduzido.

A programação completa do evento pode ser acessada aqui.

XII Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico e Edificado

  • Data: de 21 a 24 de outubro de 2014
  • Local: Campus da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP
  • Endereço: Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube 14-01, Núcleo Habitacional Presidente Geisel, Bauru – SP
  • Contato: cicop2014@gmail.com

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: "XII Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico e Edificado" 15 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/189026/xii-congresso-internacional-de-reabilitacao-do-patrimonio-arquitetonico-e-edificado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.